IFPE Palmares recebe doações de obras de academias literárias

Livros de literatura regional e brasileira vão enriquecer acervo da Biblioteca Ada Lovelace

O IFPE Palmares recebeu uma remessa de livros de literatura doados por diversas academias literárias espalhadas pelo país. Quem intermediou a doação foi o professor Marcos Carneiro, que é membro da Academia Palmarense de Letras e ensina no Centro Universitário de Vitória de Santo Antão (Univisa). Marcos é ex-professor do IFPE no campus Barreiros e resolveu viabilizar as doações após conhecer o trabalho do campus Palmares, através do contato com os professores Nilce Andrade e Ivanio Mello e com a bibliotecária Conceição Sousa.

“Fiquei encantado com um projeto de extensão dos alunos, que realizam saraus e fazem podcasts literários com poemas de autores de Palmares. A partir daí, percebi um sentimento muito bonito em relação ao campus, e como sou de Catende, vejo que os alunos vêm de uma realidade muito parecida com a que vivenciei no passado. Tenho uma grande consciência acerca da importância de oferecer o acesso aos livros. Foi por isso que, junto com outros escritores, busquei obras de autores brasileiros para levar à biblioteca do campus”, contou.

Marcos relatou que esse trabalho de doação de exemplares de livros já vinha acontecendo em outros locais, como escolas públicas e bibliotecas instaladas em engenhos da Zona da Mata. Segundo ele, a maior parte das obras é de autores da região, mas há doações de escritores ligados a diversas academias de Letras do Brasil.

“Esta doação é apenas a primeira leva de livros que queremos levar para o IFPE Palmares. Temos mais obras para entregar em breve, no campus. E quando a sede nova foi inaugurada e houver mais espaço, levaremos ainda mais”, afirma.