Palmares promove evento sobre desafios e oportunidades da Mata Sul

Evento amplia perspectiva profissional para estudantes da Mata Sul

A Mesa-Redonda intitulada “Mercado de Tecnologia na Mata Sul de Pernambuco: oportunidades e desafios”, ocorreu no início de setembro no Campus Palmares. Cerca de 100 alunos compareceram ao evento, que teve como convidados o empresário Paulo Germano e os profissionais da área de Tecnologia da Informação, Luciano Lira e Everton Rocha, todos da empresa PGF-Telecom da cidade de Palmares e cidades vizinhas da Mata Sul.

O Objetivo do evento foi apresentar aos estudantes um pouco do mercado de tecnologia da região onde a grande maioria reside, e também, fazer um panorama de possibilidades de atuação da área em que estão se profissionalizando, com seus desafios, oportunidades, perspectiva profissional e área de atuação.
O encontro foi uma iniciativa da coordenação de Relações Empresariais do campus, em conjunto com a Divisão de Pesquisa e Extensão, tendo à frente Claubério Nascimento e Josino Neto, respectivamente. Conforme o coordenador Claubério Nascimento, a ideia de fazer uma mesa-redonda teve como principal objetivo aproximar alunos e empresas  para um diálogo sobre a atuação do profissional de TI na região.

Segundo o estudante Rafael Johnson Alcântara, a mesa-redonda foi muito importante para ampliar seus horizontes profissionais. “Não tinha conhecimento da falta de profissionais da área na nossa região. Além disso, pudemos conhecer o perfil do profissional esperado pelo mercado de trabalho atualmente e quais as qualificações necessárias”. Já a participante Tamires Lyra também avaliou o evento como bastante esclarecedor. “Nos permitiu ampliar nossa visão em relação ao mercado de trabalho e ao nosso futuro como profissionais da área de tecnologia, foi bastante esclarecedor”, destacou Tamires.

Em sua exposição, os palestrantes ressaltaram que há um campo amplo de oportunidades na área de TI na região da Mata Sul e que esse mercado está à espera de profissionais qualificados e dispostos a prosseguir estudando e se atualizando constantemente. “É uma área de inovações diárias e o profissional precisa fazer cursos constantes”, enfatizou Paulo Germano.