Projeto de extensão divulga poesia palmarense por meio de podcast e playlist em Libras

São quinze poemas interpretados e traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o objetivo de apresentar a literatura local para pessoas surdas

O projeto de Extensão “Palmares: Poesia em Sons e Sentidos”, do IFPE Campus Palmares, lançou o projeto Palmares: Poesia em Libras e Sentidos”. Trata-se de uma relação de quinze poemas interpretados e traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o objetivo de iniciar um processo de inclusão de pessoas surdas na apreciação da poesia local.

Essa ação é resultado da parceria firmada com os intérpretes e tradutores Ingryd dos Santos Silva (IFPE Campus Olinda), Jefferson Leite Torres (IFPE Campus Cabo), Roberta de Moura Torres (IFPE Campus Olinda) e Thúlio Manoel E. Marques, da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

Ao todo, quatro playlists de podcast foram produzidas. “Tributo a Palmares” traz poemas que exaltam o município, destacando sua história, suas belezas e sua força. Em “Raízes da Terra”, seleção de versos escritos por poetas do passado, como Ascenso Ferreira, Hermilo Borba Filho, Jayme Griz, Milton Souto, Manoel Bentevi, Júlia Moraes Leite,  dentre outros. A playlist “Poesia Sempre Viva” reúne obras de poetas da atualidade, alguns são membros da Academia Palmarense de Letras. A quarta seleção contém poemas de estudantes adolescentes de escolas públicas de Palmares.

Os podcasts apresentam versos declamados por poetas parceiros e muitos foram recitados nos Saraus também promovidos pelo projeto. O último, inclusive, ocorreu em 09 de maio, dia do Poeta Palmarense, no Cine Teatro Apolo, em parceria com a Casa da Cultura Fundação Hermilo Borba Filho.

Todas as playlists foram compartilhadas com algumas escolas, não só de Palmares, mas também de cidades circunvizinhas, como é o caso de Gameleira. Os poemas em podcast estão disponíveis no aqui. Já a playlist de poemas em Libras pode ser apreciada no canal do YouTube do Campus Palmares.

Em execução desde fevereiro de 2021, o projeto de Extensão tem promovido o reconhecimento e a valorização da poesia local por meio da produção de podcasts literários, além de parcerias com a Academia Palmarense de Letras, com poetas e outros artistas regionais.

Equipe do Projeto:

Coordenador: Prof. Ivânio Mello