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Visita técnica do IFPE Palmares acontece no Recife

Duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio Integrado aprenderam sobre arte


Estudantes do primeiro ano do Ensino Médio Integrado do IFPE Palmares estiveram no Recife, nos últimos dias 23 e 25 de julho, participando de uma visita técnica à Oficina de Francisco Brennand e ao Instituto Ricardo Brennand, ambos no bairro da Várzea.

A visita foi idealizada pelo professor de Arte Almir Tavares, que acompanhou os estudantes das salas 1A e 1B durante todo o percurso. “É um patrimônio de enorme riqueza. Essa atividade foi estruturada dentro de um projeto maior, e busca ampliar os conhecimentos culturais e permitir que eles tenham contato com um pouco mais de nossa História, se tornando profissionais múltiplos e conectados com o mundo”, explica o professor. Para além da experiência em si, Almir destaca que esta é uma preparação para um futuro próximo, pois o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costuma trazer questões ligadas às artes visuais.

Os dois espaços têm propostas diferentes: enquanto o de Francisco é mais autoral e contemporâneo, o Instituto Ricardo Brennand dialoga com a arte clássica, medieval e barroca, dentre outras influências, ambos trazendo coleções específicas e particulares. Almir conta que trabalhou previamente algumas dessas concepções artísticas em sala de aula, e que a visita permitiu educar os sentidos dos estudantes e ampliar seus conceitos sobre arte, “No Instituto, por exemplo, está em cartaz a exposição temporária de Vik Muniz, um artista contemporâneo cuja produção alguns alunos questionaram ser ou não arte. Isso é um excelente ponto de partida para a discussão e o aprofundamento”, pontua Almir. Em paralelo às obras, também foi possível apreciar o projeto paisagístico de Burle Marx nos jardins de Francisco Brennand.

Enquanto visitavam os espaços, os estudantes consolidaram aprendizados sobre a postura ética e o comportamento necessários em todos os locais dos museus, seguindo as recomendações sobre o tempo de permanência e sobre as formas permitidas de interação com as obras expostas, assim como o uso de equipamentos eletrônicos para o registro de imagens.

Produção de documentários – Os estudantes puderam correlacionar as obras com os assuntos já estudados em sala e, a partir das fotografias e vídeos realizados, vão desenvolver uma produção audiovisual com duração de três minutos, aplicando outros conhecimentos já adquiridos de dramatização (como carga emocional poética, dramática, cômica etc).

Os mini documentários serão exibidos aos demais estudantes, professores e servidores do campus durante uma atividade do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do IFPE Palmares e, depois, serão disponibilizados na internet.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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