Mais de 30 cursistas do Preparatório são aprovados no PROFMAT 2023

Projeto de extensão ENA/PROFMAT abrange participantes de todo o Brasil

Mais de 30 cursistas do Preparatório para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ENA/PROFMAT), promovido pelo IFPE – Campus Cabo de Santo Agostinho, foram aprovados no PROFMAT 2023. A formação foi desenvolvida através do Projeto de Extensão ENA/PROFMAT, que é coordenado pelo Prof. Carlos Cley E. Ladislau, docente de matemática da unidade.

PROJETO –  O objetivo principal do projeto é fornecer, através de formações, capacitação aos professores de matemática básica das redes pública e privada do Brasil, a fim de prestarem seleção para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). O curso teve uma carga horária de 200h, ministrada entre os meses de abril e outubro pelo Profº Carlos Cley (Coordenador do Projeto) mais 09 docentes de matemática da rede federal, todos mestres egressos do PROFMAT: Bruno Silva, Dionísio Santos, Eduardo Silva, Everton Lira, Leonardo Moura, Leonardo Soares, Raul Bueno, Wagner Monte e Wagner Wilson. A equipe foi composta ainda por 06 monitores, estudantes do IFPE.

No ano de 2022, as inscrições foram abertas no mês de abril, para professores de matemática de todo o Brasil. Foram mais de 400 cursistas matriculados/as, que participaram da Live de Abertura no dia 18 de abril. Acesse AQUI a Live de Abertura do curso e mais dados sobre a seleção.

RESULTADOS – Após meses de aulas e preparação com a equipe do Projeto, os/as cursistas realizaram o  Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ENA/PROFMAT), no mês de outubro. Com os resultados publicados, mais de 30 candidatos conquistaram sua vaga no Mestrado, em diversas instituições do país. Acesse AQUI a lista parcial dos aprovados que participaram do preparatório.

Para o Prof. Carlos Cley, Coordenador do Projeto, “isso é gratificante e motivador, visto que num futuro próximo teremos mais mestres dispostos a ajudar não somente outros colegas a conseguir acesso ao mestrado, mas também a reverberar o mesmo nível de discussão e aprendizado da matemática nas salas de aulas de todo Brasil. Parabenizo todos os participantes do Curso. Os que não conseguiram aprovação dessa vez terão uma nova oportunidade em 2023. Agradeço a cada monitor pela dedicação, e a cada mestre colaborador pelo compromisso de propor um curso gratuito e de excelência.”

SOBRE O PROFMAT –  O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O PROFMAT visa atender, prioritariamente, professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento da formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência. Conheça mais sobre o Programa acessando o website: https://profmat-sbm.org.br