Inscrições do Processo de Ingresso 2022.2 são prorrogadas até o dia 17 de junho

Campus Cabo oferta 172 vagas em cursos técnicos subsequentes e superiores

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) prorrogou, nesta sexta-feira (10), as inscrições do Processo de Ingresso 2022.2. O prazo, que terminaria neste domingo (12), foi estendido até o próximo dia 17. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site ingresso.ifpe.edu.brNo total, são ofertadas 3.261 vagas em cursos técnicos e superiores, presenciais e a distância, em 16 campi e em 8 polos de Educação a Distância (EaD).

CAMPUS CABO – O Campus Cabo de Santo Agostinho oferece 172 vagas neste Processo de Ingresso, distribuídas da seguinte forma:

• Técnico Subsequente em Logística (manhã): 36 vagas
  • Técnico Subsequente em Logística (tarde): 36 vagas
  • Técnico Subsequente em Cozinha (tarde): 30 vagas
  • Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária (manhã): 40 vagas
  • Tecnólogo em Gastronomia (manhã): 30 vagas

SELEÇÃO – Para os candidatos que se inscreverem nos cursos técnicos na modalidade Subsequente, a seleção se dará por meio da análise do Desempenho Escolar em Língua Portuguesa ou Português e em Matemática, com base no histórico escolar ou certificação equivalente. Quem se inscrever nos cursos subsequentes poderá optar também por utilizar a pontuação obtida em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e em Matemática e suas Tecnologias de uma das últimas cinco edições do Enem. Já os candidatos às vagas nos cursos superiores deverão utilizar a nota geral do Enem de uma das cinco últimas edições do Exame (de 2017 a 2021).

Durante o processo de inscrição, o candidato deverá inserir a pontuação obtida nas disciplinas e anexar a documentação comprobatória das notas, média ou pontuação de acordo com a modalidade de curso escolhida. Os arquivos deverão estar nos formatos PDF, JPEG, JPG, TIFF ou PNG e ter no máximo 5MB.

RETIFICAÇÃO DAS INSCRIÇÕES – Mesmo com a prorrogação das inscrições, não houve mudanças nas demais etapas do processo de ingresso. A Lista Preliminar das Inscrições será divulgada no dia 22 de junho, no site ingresso.ifpe.edu.br. Na ocasião, os candidatos que tiverem a inscrição indeferida poderão retificar os dados e, inclusive, anexar nova documentação. O prazo para retificação será de 27 a 28 de junho, e a Lista Final de Inscrições será publicada no dia 4 de julho.

RESULTADOS – Além da lista final das inscrições, no dia 4 de julho também será divulgado o resultado preliminar do Processo de Ingresso. As pessoas que tiverem interesse, poderão apresentar recursos ao resultado no dia 5 de julho. A previsão é que o resultado final do processo seja divulgado no dia 8 de julho, após a análise dos recursos ao resultado preliminar. Neste mesmo dia serão publicadas a relação dos candidatos classificados e a convocação para heteroidentificação e aferição da condição de indígena.

HETEROIDENTIFICAÇÃO E AFERIÇÃO DA CONDIÇÃO INDÍGENA –
Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas serão convocadas para o procedimento de heteroidentificação complementar e de aferição da condição de indígena, no dia 8 de julho. Os procedimentos terão início no dia 11 de julho, e serão realizados presencialmente no campus ou no polo para o qual o candidato concorre à vaga, por uma comissão nomeada para esta finalidade. As pessoas que se inscreverem para vagas reservadas a pessoas pretas, pardas e indígenas e não participarem desta etapa não poderão realizar a matrícula para este tipo de vaga.

Todas as exigências, procedimentos e prazo para esta e para todas as outras etapas do processo seletivo estão detalhadas no edital, por isso é fundamental que o candidato leia atentamente o documento, onde também estão disponíveis todos os formulários. Em caso de dúvidas, deve-se procurar um dos canais oficiais de atendimento.

ATENDIMENTO –
 Para responder às dúvidas dos candidatos, a Comissão Central do Processo de Ingresso 2022.2 disponibiliza o canal atendimentoingresso.ifpe.edu.br , que ficará ativo durante todo o processo seletivo. Para falar diretamente com o Campus Cabo de Santo Agostinho,
Email: ingresso@cabo.ifpe.edu.br;
Whatsapps: (81) 3878-5805 e (81) 3878-5800
Atendimento presencial: segunda a sexta, das 08h às 11h e das 13h às 16h, na sede provisória (Endereço: Rua Sebastião Joventino, s/n, Destilaria Central, Cabo de Santo Agostinho).

ACESSE
>> Edital nº37 – Processo de Ingresso 2022.2 (RETIFICADO EM 10/06/2022)