Campus Cabo promove II Mês de Inclusão e Diversidade do IFPE

Evento ocorre do dia 12 de setembro ao dia 07 de outubro

A Coordenação de Políticas Inclusivas (COPI), o Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade (NEGED), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), o Núcleo 60+ e a Divisão de Apoio às Pessoas com Deficiência (DAPNE) do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Cabo de Santo Agostinho estão promovendo, entre os dias 12 de setembro e 07 de outubro, o II Mês da Inclusão e Diversidade.

O evento tem o intuito de trazer discussões relacionadas às temáticas dos Núcleos de Inclusão da unidade de ensino para toda a comunidade acadêmica, em especial aos nossos estudantes. Confira a programação do evento:

ATIVIDADES EM SALAS DE AULA – Durante as 04 semanas de evento, serão realizadas atividades em salas de aula, inseridas nos componentes curriculares dos cursos, da seguinte forma:

• 12 a 16 de setembro – Atividades relacionadas ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI);
  • 19 a 23 de setembro – Atividades relacionadas ao Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade (NEGED);
  • 26 a 30 de setembro – Atividades relacionadas à Divisão de Apoio às Pessoas com Deficiência (NAPNE).
  •  03 a 07 de outubro – Atividades relacionadas ao Núcleo 60+.

PALESTRA – No dia 27 de setembro (terça-feira), será realizada uma palestra sobre a História e Cultura da Comunidade Surda. A atividade ocorrerá na sede provisória do Campus Cabo de Santo Agostinho (sala B05) e é aberta para toda a comunidade do IFPE (interna e externa).

Título: História e Cultura da Comunidade Surda
Dia: 27 de setembro
Horário: das 14h às 16h

Palestrantes:
– João Helder Pereira Pontes – Licenciado em Libras (UFPE) e Docente do Governo do Estado de Pernambuco.
– Beatriz Carolline da Silva Feldens – Graduanda em Licenciatura em Libras (UFPE). Vagas: 40

INSCRIÇÕES: podem ser realizadas pelo seguinte formulário: forms.gle/ZgBhastsD6Utd6Tu7

OBS: Participantes surdos podem ainda realizar sua inscrição enviando vídeo em Libras para o seguinte whatsapp: 81 3878-5800 – link direto: wa.me/558138785800

MOSTRA DE ARTES – O evento abre também inscrições para Mostra Artística, em todas as formas de expressão, que busquem dialogar com os temas orientadores do evento: questões afro-indígenas, gênero e diversidade, pessoas com deficiências e pessoas 60+. O objetivo da mostra é a democratização do espaço institucional ao diálogo e a comunicação cultural, sem caráter competitivo ou premiações. As linguagens artísticas contempladas serão: vídeo, música, dança, teatro, fotografia, poesia, escultura e pintura.

Acesse o REGULAMENTO DA MOSTRA ARTÍSTICA
Realize sua inscrição no formulário a seguir: https://forms.gle/XdcQ4zFAnws4gceT8

ENCERRAMENTO – No dia 05 de outubro, quarta-feira, haverá o encerramento do evento, que será realizado das 10h às 14h, no estacionamento do Campus Cabo, contando com apresentações culturais e a realização da Mostra Artística.

DÚVIDAS – Para esclarecer qualquer dúvida é possível entrar com contato com a Comissão através do whatsapp 81 3878-5800 – link direto: wa.me/558138785800.