Notícias
Divulgado edital do Programa Bolsa Permanência 2022.1 para o Campus Cabo
Inscrições devem ser realizadas de 15 a 25 de março
A Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) do IFPE publicou, no último dia 04 de março (sexta), o Edital nº 12/2022 que trata do processo de seleção para o Programa Bolsa Permanência (PBP) 2022.1. O documento contempla os Campi Cabo de Santo Agostinho, Belo Jardim, Caruaru, Igarassu, Olinda, Paulista e Pesqueira.
OBJETIVOS – O objetivo do programa é ampliar as condições de permanência e êxito dos estudantes por meio da concessão de auxílio financeiro, contribuindo, assim, para a igualdade de oportunidades no exercício das atividades acadêmicas e minimizando os efeitos das desigualdades socioeconômicas e culturais.
REQUISITOS – A seleção é voltada para estudantes regularmente matriculados em pelo menos três componentes curriculares em cursos presenciais do IFPE no semestre 2022.1, prioritariamente advindos de escolas públicas ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e/ou em situação de vulnerabilidade social, bem como estudantes com deficiência(s), transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.
O estudante beneficiado pelo Programa de Assistência ao Estudante do Proeja não poderá acumulá-lo com o PBP, devendo optar, após a publicação do resultado final, por um dos dois programas. Não poderão concorrer ao programa os estudantes matriculados em cursos ofertados no âmbito do Programa Mulheres Mil, PROIFPE Acesso (pré-vestibular), Pronatec e demais cursos de extensão ofertados pelo Instituto.
INSCRIÇÕES – Para se inscrever, os estudantes devem primeiramente criar seu e-mail institucional, por meio do link: https://meuemail.ifpe.edu.br/estudantes/. Após a criação do e-mail, as inscrições poderão ser feitas de forma on-line, no período de 15 a 25 de março, por meio do Sistema Fluxo: https://fluxo.ifpe.edu.br/accounts/login.
Ao acessar o sistema de inscrição, as informações acadêmicas dos estudantes serão importadas automaticamente do Q-acadêmico. Caso as informações não estejam atualizadas, impedindo que o estudante prossiga com a inscrição, o estudante deverá entrar em contato com o setor de Assistência Estudantil do Campus Cabo.
Os estudantes poderão se inscrever em uma das três opções de acordo com seu perfil socioeconômico:
a) estudantes cotistas com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio) ingressantes a partir do semestre de 2015.2;
b) estudantes com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio) beneficiários/as ou que tenham em seu núcleo familiar beneficiários do Programa Auxílio Brasil (Bolsa Família) ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e estudantes que possuam Número de Identificação Social (NIS) ou cuja família seja cadastrada no CadÚnico; ou
c) estudantes com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio) que não se incluem em nenhum dos perfis citados anteriormente.
Para finalizar a inscrição, os estudantes deverão digitalizar e anexar os documentos solicitados pelo sistema conforme perfil socioeconômico selecionado. Após a finalização da inscrição, o estudante poderá verificar se a inscrição foi efetuada no próprio Sistema Fluxo. As documentações e especificações para o processo de inscrição de cotistas por renda, participantes de programas sociais e inscrição geral estão detalhadas no edital.
DÚVIDAS – A Divisão de Apoio ao Ensino e ao Estudante (DAEE) do Campus Cabo realizará reunião com os representantes das turmas dos cursos técnicos e superiores da unidade, a fim de que eles possam ficar por dentro do processo e ajudar os colegas de turma. Em caso de necessidade, os estudantes podem ainda entrar em contato com a equipe de Assistência Estudantil através dos seguintes contatos: