Estudantes do Campus Cabo ganham o 2º lugar no Desafio Startup Way UPE e Federais Club

A equipe Os Resilientes é formada por estudantes de administração.

Nesta última quarta-feira, dia 09 de junho, estudantes do 1º período do curso de Bacharelado em Administração do Campus Cabo de Santo Agostinho ganharam o 2º lugar no Desafio Startup Way UPE e Federais Club.

O EVENTO – O Startup Way UPE e Federais Club foi realizado em parceria entre o Sebrae e sete instituições de ensino pernambucanas – as Universidades Federais de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE), do Vale do São Francisco (Univasf) e do Agreste de Pernambuco (Ufape), os Institutos Federais de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e a Universidade de Pernambuco (UPE) – para proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de competências e habilidades exigidas pelo mercado.

O DESAFIO – Cinco equipes chegaram à final, realizada na última quarta (09), de forma remota. Elas tiveram o desafio de desenvolver, cada uma, um negócio inovador e escalável que apresentasse solução para uma problemática social de livre escolha, com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam soluções para os urgentes problemas ambientais, políticos e econômicos que o mundo enfrenta. Durante a maratona, os estudantes foram estimulados a resolver problemas complexos, de modo a desenvolver o pensamento crítico, a criatividade, a liderança, o trabalho em equipe, a inteligência emocional e a tomada de decisão.

OS RESILIENTES – A equipe Os Resilientes, formada por Alessandra ÉllenBruna PeixotoElidiane MariaKatiusca Lima, Vinícius Fernandes e Vinícius Luiz, escolheu o objetivo 11 dos ODS da ONU: Cidades e Comunidades sustentáveis. Já o projeto desenvolvido, foi inspirado na história de um dos integrantes da equipe, que é cadeirante e sempre teve uma grande dificuldade em ter acesso às praias da cidade. A equipe então apresentou um projeto que consiste na criação de uma cadeira de rodas anfíbia, utilizando produto barato e resistente. A ideia é que sejam alugadas por um preço acessível, possibilitando às pessoas com um baixo poder aquisitivo o acesso ao lazer com mais comodidade e sem limitações. O projeto tem o intuito de promover direitos sociais, trazendo mais dignidade para as pessoas com deficiência.

A equipe Os Resilientes levou o 2º lugar no pódio. Além de um prêmio no valor de R$500,00, a equipe, assim como todas as equipes do TOP 5, terão acesso à mentorias e programas de pré-aceleração do SEBRAE. “É muito gratificante, pois passamos por vários momentos difíceis no decorrer do projeto, tendo que conciliar com nossas aulas do curso. Estou muito feliz por termos ganhado o 2° lugar, eu e vários brasileiros enfrentamos esse problema de acessibilidade nas praias, por isso esse é um tema muito importante para ser abordado.” conta Vinícius Luiz, integrante da equipe e inspiração para o projeto.