IFPE lança edital de Manutenção Acadêmica 2024.2 para 10 campi

Estudantes devem ficar atentos/as ao cronograma de inscrição do seu campus

O IFPE divulgou, nesta quinta-feira (10), o edital referente ao Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica 2024.2 dos campi Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Pesqueira e Vitória de Santo Antão.

Com o objetivo de ampliar as condições de permanência de estudantes do IFPE, o programa é voltado para estudantes com matrícula ativa em cursos presenciais do IFPE, prioritariamente advindos/as de escolas públicas ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e/ou em situação de vulnerabilidade social, bem como estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação.

Quem já é atendido/a pelo Programa de Assistência ao Estudante do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) não poderá acumulá-lo com o Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica, devendo optar por um dos programas, após a publicação do resultado final desta seleção.

As inscrições serão realizadas de forma on-line, por meio do Sistema Fluxo.IFPE, no período estabelecido no cronograma do respectivo campus (conforme o Anexo I do Edital).

Ao acessar o sistema de inscrição, as informações acadêmicas dos/as estudantes serão importadas automaticamente do Q-acadêmico. Caso as informações não estejam atualizadas, impedindo a inscrição, é preciso entrar em contato com o Setor de Assistência Estudantil do seu campus.

No ato da inscrição, o/a estudante deve escolher uma das três opções de acordo com seu perfil socioeconômico:

a) estudantes atendidos pelo Programa de Moradia Estudantil dos campi agrícolas (Vitória de Santo Antão) que ingressaram através de edital;

b) estudantes com renda per capita familiar mensal de até um salário mínimo, em conformidade com a Lei nº 14.914, de 3 de julho de 2024, beneficiários ou que tenham em seu núcleo familiar beneficiários do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada – BPC e estudantes que possuam Número de Identificação Social – NIS ou cuja família seja cadastrada no CadÚnico; ou

c) demais estudantes com renda per capita familiar mensal de até um salário mínimo, em conformidade com a Lei nº 14.914, de 3 de julho de 2024, que não se incluam em nenhum dos perfis citados nas alíneas “a” e “b”.

Para finalizar a inscrição, é preciso digitalizar e anexar os documentos solicitados pelo sistema conforme perfil socioeconômico.

As documentações e especificações para o processo de inscrição de cotistas por renda, estudantes do Programa Moradia Estudantil, participantes de programas sociais e inscrição geral estão detalhadas no Edital nos respectivos quadros.

Após a finalização da inscrição o/a estudante poderá verificar se a inscrição foi efetuada no próprio Sistema Fluxo.

Para acessar o Sistema Fluxo e realizar a inscrição no Programa, a comunidade discente deverá criar um e-mail institucional através do link: https://meuemail.ifpe.edu.br/estudantes/

Confira o cronograma de inscrições:

Abreu e Lima – 14 a 18/10
Cabo de Santo Agostinho – 14 a 20/10
Caruaru – 14 a 18/10
Garanhuns – 14 a 21/10
Ipojuca – 07 a 12/11
Jaboatão dos Guararapes – 14 a 20/10
Olinda – 29/10 a 06/11
Paulista – 14 a 21/10
Pesqueira – 14 a 18/10
Vitória de Santo Antão – 22 a 30/10
>> Para saber mais, acesse aqui o edital.

Fonte: DCom Reitoria