Notícias
Programa PartiuIF abraça esperanças de futuros estudantes do IFPE
Aulas da iniciativa acontecem às quartas e quintas-feiras; avaliação contínua e qualitativa é diferencial do curso
A transformação do sonho em realidade começa com oportunidade. Dessa premissa surgiu o Programa PartiuIF, iniciativa que oferece aulas e atividades voltadas para a recuperação de aprendizagens de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental regularmente matriculados em escolas públicas através de curso de formação inicial e continuada.
Além de estar direcionado para a comunidade local, o programa também se traduz como oportunidade para que estudantes da rede pública de educação se preparem para processos seletivos para ingressarem no IFPE. Pensando nisso, o início das atividades do Programa PartiuIF no âmbito do Campus Cabo de Santo Agostinho foi marcada pela forte presença de jovens e responsáveis.
A recepção dos estudantes para o início oficial das atividades aconteceu no dia 07 de maio, no Centro de Formação de Professores do município e contou também com as presenças de Daniel Assunção, diretor-geral do Campus Cabo de Santo Agostinho; Thiago Câmara, diretor de Ensino; Jane Ventura, coordenadora do programa no Campus Cabo; e do secretário municipal de Educação, Izaltino Nascimento.
Na ocasião, os jovens e seus respectivos responsáveis se emocionaram durante uma dinâmica de grupo, na qual foram convidados a expressarem suas expectativas de futuro. Entre abraços e falas sobre o papel da Educação para a vida de cada um, o grupo compartilhou a certeza de que o programa chega num momento decisivo. No mesmo dia, o grupo também conheceu a sede definitiva do Campus Cabo de Santo Agostinho.
As aulas acontecem nos dias de quarta e quinta-feira, das 13h às 17h, no Centro de Formação de Professores Elmo José de Freitas. Além da cessão do espaço físico para realização das aulas, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho também abraçou a parceria com a iniciativa com o fornecimento de alimentação para os adolescentes (almoço e lanche).
A coordenadora do PartiuIF no Campus Cabo, a professora Jane Ventura, explicou que a iniciativa obedece a orientação nacional de assegurar o período de férias escolares dos estudantes. Desse modo, o cronograma de aulas está alinhado com os calendários escolares locais, respeitando períodos de férias e recessos.
Outro diferencial do curso é a avaliação contínua e de foco essencialmente qualitativo a qual os estudantes estão submetidos: segundo Ventura, a equipe de professores e apoio pedagógico farão acompanhamentos individual e coletivo do desempenho dos jovens. Em contrapartida, os estudantes receberão devolutivas regularmente sobre este acompanhamento – que também orientará a condução das aulas.
Durante um tempo total de oito meses, além das aulas de Ciências, Matemática e Língua Portuguesa, os participantes também terão atividades suplementares que serão conduzidas por uma profissional de apoio pedagógico através de uma abordagem interdisciplinar. Espera-se que, desta forma, a integração das atividades contribua com o avanço individual e coletivo do grupo.
O Governo Federal é responsável pelo pagamento da equipe de trabalho e das bolsas dos estudantes: cada um recebe R$200 por mês, desde que tenham o registro de frequência regular. Esta é a primeira vez que um programa nacional conecta diretamente a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica a estudantes do Ensino Fundamental. Segundo a coordenadora local do PartiuIF, a expectativa por resultados positivos para a primeira turma é grande.
“Esperamos que os estudantes e suas famílias se envolvam, que haja crescimento em aprendizagem e interesse em continuar seus estudos conosco no IFPE. Também esperamos que tenham sucesso em vestibulares e melhorem seu desempenho escolar no 9º ano. Desejamos fomentar o prazer pelo estudo e fortalecer desde já a relação entre as famílias e o Instituto Federal, mesmo antes do Ensino Médio”, ressaltou Jane.
Acesse aqui registros do início das atividades do PartiuIF no Cabo de Santo Agostinho