Início do conteúdo

E-books Semear 1 e 2 trazem produções do Campus Cabo de Santo Agostinho

Trabalhos publicados foram apresentados nas edições 2023 e 2024 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na unidade


Boa notícia para quem é amante da ciência e da tecnologia: já se encontram disponíveis no Repositório Institucional do IFPE os e-books Semear, volumes 1 e 2. As publicações congregam trabalhos que fizeram parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Campus Cabo de Santo Agostinho nos anos de 2023 e 2024, respectivamente.

O volume 1 traz 13 trabalhos do eixo Ambiente e Saúde, dois trabalhos do eixo Gestão e Negócios, quatro trabalhos do eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer e um trabalho Interdisciplinar. Primeiro da iniciativa, a publicação surgiu como um dos marcos de comemoração pelos 10 anos de funcionamento do Campus Cabo, comemorados em 2023.

Para Daniel Assunção, diretor-geral da unidade, o e-book representa um importante marco histórico. “O material traz um rico acervo de pesquisas e projetos que demonstram a excelência e a diversidade da produção científica desenvolvida em nosso campus, contemplando desde soluções inovadoras para os desafios ambientais até propostas de gestão para o desenvolvimento local”, detalhou.

A declaração do gestor reflete a preocupação institucional no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão voltados para a realidade da região onde o campus está inserido. “Todas as produções publicadas têm o potencial de transformar a realidade da nossa região e inspirar novas gerações de pesquisadores e empreendedores”, salientou Assunção.

Já o segundo volume traz materiais que foram apresentados em 2024. Ao todo, a publicação conta com trabalhos distribuídos entre os eixos de Ambiente e Saúde (seis), Gestão e Negócio (10), Turismo, Hospitalidade e Lazer (dois), além de dois trabalhos de categoria Multidisciplinar. “Este volume, fruto de esforços conjuntos, integra o projeto “Água e Biomas Brasileiros”, que foi aprovado na CHAMADA CNPq/MCTI nº 08/2024”, declarou João Bosco, coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do campus.

O coordenador salientou a importância do apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para concretização da iniciativa. “Foi essencial para viabilizar esta publicação”, destacou Bosco.

Quer conferir as publicações? Clique aqui e acesse.

 

Fim do conteúdo