Início do conteúdo

Concluintes recebem certificados de cursos do Programa Mulheres Mil

As novas profissionais comemoraram suas qualificações como salgadeiras e assistentes administrativas


O sábado foi movimentado no Campus Cabo de Santo Agostinho: o dia foi marcado pela entrega de certificados para as alunas concluintes dos cursos de Formação Inicial Continuada dos cursos de Assistente Administrativa e Salgadeira, ofertados pela unidade no âmbito do Programa Mulheres Mil.

Na ocasião, além do diretor-geral do campus, Daniel Assunção, e da coordenadora do Mulheres Mil na unidade, Anna Karenina Chaves, também compuseram a mesa de honra a representante do Centro de Mulheres do Cabo, Marli Maria da Silva, e a gestora da Escola Amaro Pe Cavalcanti, Lindione Martins Lima.

“A entrega dos certificados materializa a política pública. Percebemos a transformação na vida destas mulheres, o resgate da cidadania”, destacou Daniel, salientando que muitas das concluintes manifestaram a expectativa de mais cursos ofertados pela instituição. O gestor também apontou o papel que iniciativas como o Mulheres Mil desempenham na atualidade.

Entre as concluintes, a diversidade de faixas etárias e histórias de vida se somaram às expectativas de próximas qualificações, novas etapas nas jornadas pessoais e educacionais de cada uma. O empoderamento e o resgate da autoestima e da cidadania deram o tom de falas como as de Josefa Timoteo de Oliveira e de Smirna Ribeiro, para quem o curso foi uma oportunidade especial. “Nunca é tarde para aprender”, destacou Josefa. “Estou agradecida por tudo o que isso representa”, declarou Smirna.

OS CURSOS | O curso de assistente administrativa teve início no fim de 2024 e enveredou pelo primeiro trimestre de 2025. As aulas aconteceram no Centro das Mulheres do Cabo (CMC), localizado no centro da cidade. Já o curso de salgadeira teve início em abril, com aulas na Escola Amaro Pe Cavalcanti, zona rural do Cabo de Santo Agostinho. Em ambos, também foram realizadas atividades na sede definitiva do campus.

Além de disciplinas específicas para cada formação, os cursos contaram com aulas voltadas para discussões sobre cidadania e relações de gênero, inclusão digital, comunicação e noções de educação financeira.

PARCERIAS | As parcerias na oferta de cursos FIC se mostraram, nas palavras da coordenadora do Programa no Campus Cabo de Santo Agostinho, Anna Karenina Chaves, como fundamentais. De acordo com Anna, além de colaborarem fornecendo espaços para as aulas, também foram muito ativas para fortalecer o direcionamento dos cursos ao público-alvo.

“Através do Centro das Mulheres do Cabo conhecemos a escola rural Amaro Pe Cavalcanti, local onde estamos realizando o curso de salgadeira, e a partir de novas indicações dos nossos parceiros atuais podemos chegar em novos locais do Cabo que possuam estrutura para a realização de novos cursos”, destacou a coordenadora.

 

 

 

MULHERES MIL | O Programa é uma iniciativa do Governo Federal, voltada para a formação inicial continuada de mulheres e

m situação de vulnerabilidade e pertencentes a grupos vítimas de injustiças históricas, tais como indígenas, quilombolas, transexuais, trabalhadoras rurais, mães de crianças e adolescentes com deficiência, trabalhadoras domésticas e mulheres em situação de rua. A atuação do Campus Cabo de Santo Agostinho no âmbito do Mulheres Mil iniciou em 2024 de forma conjunta com o Campus Recife, com a oferta de turmas do curso de Salgadeira na escola São José Tecelões e no Grupo Mulher Maravilha (ambas no Recife).

Fim do conteúdo