Início do conteúdo

Futuros almoxarifes do Programa Autonomia e Renda Petrobras visitam Laboratório de Logística do IFPE Cabo de Santo Agostinho

Primeira atividade prática do curso de Almoxarife leva estudantes a vivenciarem de perto a rotina e as tecnologias do setor logístico


Ampliar a percepção dos alunos a respeito dos processos logísticos que ocorrem dentro de uma instituição pública. Esse foi o principal objetivo da visita técnica realizada, no dia 04 de agosto, pela turma do curso de Almoxarife ofertado pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras na futura sede do Campus Cabo de Santo Agostinho do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A atividade integrou a disciplina de “Fundamentos da Logística” e apresentou aos futuros profissionais o Laboratório de Logística e Almoxarifado da instituição.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os principais procedimentos realizados no setor de almoxarifado, tais como: recebimento e conferência de materiais; armazenamento adequado, respeitando os princípios de organização, identificação e rastreabilidade; liberação de materiais mediante autorização e registro em sistema.

A aluna Ana Iris de Lima relata ter atuado no setor logístico e batalha para retornar ao mundo do trabalho, aos 43 anos. “Trabalhei na área e entrei no curso para me atualizar e conseguir retornar ao mercado. A visita ao laboratório me permitiu conhecer o que há de mais atual no setor de almoxarifado e logística e entender a fundo a área”.

O curso teve início no dia 28 de julho, sendo esta a primeira visita técnica da turma. “Já no início das aulas, tivemos esta primeira experiência prática no almoxarifado do Campus Cabo. Foi uma oportunidade única para aplicar, desde o começo, o que aprendemos em sala. Acredito que com essa formação, em uma instituição de referência, terei mais chance no mercado de trabalho”, avaliou Sara Fernandes Penha de Oliveira Silva.

O professor José Mário Freire, responsável por ministrar a disciplina, apresentou os principais equipamentos disponíveis para as aulas práticas, além de introduzir os conceitos de SKU (Stock Keeping Unit) e endereçamento de estoque, destacando como uma boa estrutura física do almoxarifado contribui para a eficiência operacional.

Os alunos também percorreram outros ambientes da instituição, com destaque para a ida à biblioteca, onde puderam explorar com calma o acervo bibliográfico e os recursos de ensino disponibilizados aos estudantes.

Mais que uma aula fora da sala, o momento reforçou o vínculo dos estudantes com o ambiente institucional e promoveu a integração entre teoria e prática. “A visita proporcionou um momento importante de conexão entre os estudantes e a estrutura do campus, fortalecendo o vínculo com o ambiente institucional e favorecendo o aprendizado ativo”, concluiu José Mário.

Saiba mais sobre o Programa Autonomia e Renda em autonomiaerenda.com.br.

Fim do conteúdo