Início do conteúdo

IFPE divulga regulamento para substituição de atividades presenciais por a distância

Situações envolvem eventos climáticos extremos, desastres naturais, insegurança social ou interrupções no transporte


O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) torna público para toda a comunidade acadêmica a Resolução nº 291/2025, que aprova o regulamento para substituição de atividades presenciais por atividades a distância em situações excepcionais.

Esse regulamento estabelece os procedimentos para a autorização, realização e demais ações necessárias à substituição de atividades presenciais por atividades a distância — síncronas, síncronas mediadas e assíncronas —, nos cursos presenciais do IFPE, em situações excepcionais que comprometam o funcionamento regular das atividades acadêmicas.

Consideram-se situações excepcionais, para os fins deste regulamento: eventos climáticos extremos; desastres naturais ou ambientais; circunstâncias de grave insegurança social; interrupção ou indisponibilidade de transporte público ou fretado; e outros eventos críticos ou atos administrativos externos intempestivos que afetem a coletividade acadêmica.

O regulamento também define limites claros de carga horária e dias letivos, bem como condições específicas para cursos técnicos, de graduação e pós-graduação lato sensu; e garante que práticas que exijam laboratórios ou ambientes específicos não poderão ser substituídas, devendo ocorrer presencialmente.

Além disso, o documento prevê acompanhamento institucional, registro em sistema acadêmico e uso de ambiente virtual de aprendizagem previamente estruturado; e estabelece diretrizes para acessibilidade, inclusão e respeito às condições dos estudantes durante situações excepcionais.

Para conferir o regulamento, clique aqui.

 

Fonte: DCom – Reitoria

Fim do conteúdo