Grupo Ambisoft celebra seu primeiro ano

Desde a sua implantação o grupo desenvolveu atividades ligadas à pesquisa e extensão

O Ambisoft – grupo de pesquisa e extensão criado pelo Curso Técnico em Meio Ambiente do IFPE, Campus Cabo de Santo Agostinho, celebrou nessa terça-feira (02), seu primeiro ano de funcionamento. O grupo é ligado ao setor de Pesquisa e Extensão da instituição.

A comemoração destes dois anos de implantação foi comemorado com a participação do diretor Geral do Campus Cabo de Santo Agostinho; Daniel Costa Assunção; a chefe de Pesquisa e Extensão, Rita Rovai; o professor Diogo Paz, responsável pela implantação do grupo de pesquisa; o técnico em Meio Ambiente, André Ferreira; estudantes bolsistas aprovados para atuarem no projeto; além de estudantes novatos.

O momento foi uma oportunidade para que estudantes, que atuaram no projeto desde a sua implantação, pudessem compartilhar as suas experiências em participar das atividades e pesquisas desenvolvidas pela Ambisoft. ” Valeu muito a pena participar deste projeto. Foram momentos de muito aprendizado. Tenham certeza que os orientadores estarão em todos os momentos apoiando vocês. Aproveitem essa oportunidade”, incentivou a estudante e concluinte do curso técnico em Meio Ambiente, Maria da Conceição.

GRUPO DE PESQUISA – O Ambisoft iniciou oficialmente suas atividades no dia 04 de Agosto de 2015 e, desde então, o projeto já teve a participação de 14 bolsistas. Nestes dois anos o grupo desenvolveu o projeto de pesquisa Desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental para o canteiro de obras do IFPE, Campus Cabo de Santo Agostinho (2015/2017), válido por 2 anos.

O Ambisoft também realizou dois projetos de extensão. O primeiro foi a Implantação de um sistema de logística reversa para reaproveitamento de resíduos eletroeletrônicos no município do Cabo de Santo Agostinho/PE (2015) e o segundo foi também a Implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do IFPE, Campus Cabo de Santo Agostinho (2016).

Quanto a publicações, o grupo já teve 2 artigos completos publicados no Encontro Pernambucano de Resíduos Sólidos (EPERSOL), e foram enviados 4 artigos para o Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental