Campus Cabo forma primeira turma de Técnico em Meio Ambiente

Trinta e Três alunos participaram da cerimônia de formatura

A noite da última sexta-feira (05) foi histórica e muito especial para o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Cabo de Santo Agostinho. Trinta e Três alunos da primeira turma do Curso Técnico em Meio Ambiente do Campus participaram da cerimônia de formatura.

Fizeram parte da mesa de honra a professora Xênia Luna, representado a Reitora do IFPE, Anália Keila; professora Cláudia Sansil, primeira Reitora eleita do IFPE; Daniel Costa Assunção, Diretor Geral do Campus Cabo; Verônica Rodrigues, Diretora de Ensino; o Coordenador do curso técnico em Meio Ambiente, Tárcio Moreno; e os paraninfos Marcelo Vilela e Ana Paula Mattôso.

Com salvas de palmas, os formandos foram recepcionados pelos familiares e amigos no auditório Luiz Alves Lacerda, da Escola Municipal Professor Antônio Benedito da Rocha, no município do Cabo de Santo Agostinho. Depois do hino nacional, a formanda Jamillys Barreto fez o juramento na companhia de todos os seus colegas de turma. Logo em seguida, foi realizada a outorga, que foi proferida pela professora Xênia Luna, que no ato representava a Reitora do IFPE, Anália Keila.

A estudante Jailma Serafim Correia, da turma a “Resiliência no Mundo Sustentável”, foi convidada para receber o certificado de Destaque Acadêmico. Após o momento, foi realizada uma homenagem aos docentes e técnicos administrativos.

Durante a cerimônia foram convidadas para proferir em palavras o sentimento do convívio acadêmico, as oradoras de cada turma. A nova técnica em Meio Ambiente e oradora da Turma “Ambientalistas Chico Mendes”, Elaine da Silva, destacou os desafios ao longo do curso e relembrou a chegada dos estudantes à instituição. Em seguida, a representante da turma “A resiliência no Mundo Sustentável”, a formanda Valquíria Gonçalo, frisou o privilegio em ter feito parte da história da instituição e aproveitou o momento para realizar uma homenagem ao diretor do Campus, Daniel Assunção.

” Ele foi uma pessoa que nunca se colocou por trás das paredes da burocracia, nem da hierarquia institucional. Sempre muito presente, participativo e acessível. Sempre que cada estudante e a turma precisaram, nunca hesitou. Sinta-se carinhosamente abraçado por cada um de nós Técnicos em Meio Ambiente.”

Representando a Reitora do IFPE, Anália Keila, a professora Xênia Luna, salientou o compromisso da instituição na formação dos estudantes. ” O IFPE é uma casa de educação. Uma casa que educa e se educa. Educação é uma troca. Trocamos com vocês alegrias, saberes e nos envolvemos. Por isso, participar de um momento como este demonstra que estamos no caminho correto”, comentou.

O diretor Geral do Campus Cabo, o professor Daniel Assunção, fez seu discurso. Em sua fala, mencionou a importância da formatura como uma parte importante da história do Campus Cabo de Santo Agostinho. ” Este é um momento que coroa a construção do Campus Cabo. Esta formatura é a materialização do que sonhamos”, declarou.

A primeira reitora do IFPE, Cláudia Sansil, também discursou para os formandos. ” Bom ver que a expansão III é responsável pela formação de mais de 30 técnicos em Meio Ambiente para o mercado. Vocês subiram o primeiro degrau. Concluíram um curso não em um lugar qualquer, mas no IFPE. Façam a diferença em todos os lugares que forem atuar. O mercado precisa de sujeitos ecologicamente responsáveis.”, Aconselhou.

Encerrando a solenidade, os estudantes receberam os canudos de formatura e foram aplaudidos pelos familiares e demais presentes no evento.