Logística em debate no Campus Cabo

Até quinta-feira (19), estudantes contarão com palestras e minicursos sobre temas atuais da área na segunda edição do Encontro de Logística (Enlog)

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (18), no Campus Cabo de Santo Agostinho, a abertura da segunda edição do Encontro de Logística (Enlog). Até a quinta-feira (19), o congresso ofertará palestras e minicursos sobre temas atuais, ministradas por docentes e profissionais de destaque na área de Logística. A oportunidade também reuniu alunos oriundos dos campi Igarassu e Jaboatão dos Guararapes, além de discentes e professores de outras instituições do estado.

De acordo com o coordenador do curso técnico em Logística do IFPE – Campus Cabo, José Mário de Lima Freire, essa edição oferece ainda mais atividades voltadas para o intercâmbio de conhecimento dos alunos. Ele conta que houve também um crescimento, em relação à edição passada, no número de inscritos: ao todo, são esperadas cerca de 420 pessoas nos dois dias de atividades.

Segundo Freire, oportunidades como essa são fundamentais para a qualificação dos participantes. “No momento em que se fala tanto de crise, a gente oferece, de maneira criativa, formas para que a sociedade possa se qualificar e ser inserida no mercado de trabalho”, explicou. Outra novidade desta edição são as apresentações orais de artigos científicos de alunos de várias instituições.

A estudante Yolanda Nascimento considera que um diferencial do evento é atender demandas dos alunos. “Aos estudantes, foi pedido que enviassem sugestões de temas para as palestras e oficinas. Acho importante termos contato com a área específica de logística que pretendemos seguir”, disse. Cursando o segundo período, Yolanda também participou da organização do Congresso. “Com essa oportunidade, eu, que tenho interesse em Logística de Eventos, já posso ver como tudo funciona na prática”, esclarece.

Professores do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), os professores Cláudio Figueiredo e Cláudio Silva, coordenadores dos cursos de Bacharelado em Administração e Técnico em Logística, respectivamente,  vieram a Pernambuco exclusivamente para participar do 2º Enlog. Segundo Silva, é importante conhecer colegas que atuam em diferentes campi, promovendo uma integração e parceria entre as instituições. “Quando se cria redes como esta, todos têm a ganhar, sejam discentes, docentes ou técnicos”, disse.

Também estiveram presentes à mesa de abertura a professora Verônica Maria Rodrigues, diretora de ensino do Campus Cabo, José Nunes Cavalcanti, chefe em exercício da Divisão de Pesquisa e Extensão, Daniel Costa Assunção, Diretor do IFPE Cabo, e, representando a Reitora do IFPE Anália Ribeiro, Rosendo de França Neto, diretor de Avaliação e Controle do Instituto.