Campus Cabo dá início a Semana de Meio Ambiente

A segunda edição do evento no Campus Cabo de Santo Agostinho acontece nos dias 16 e 17 de maio, com o tema “Gestão de Resíduos Sólidos e Saúde Pública

Uma cerimônia nesta segunda-feira (16) pela manhã deu início aos trabalhos da II Semana de Meio Ambiente do Campus Cabo de Santo Agostinho. No evento, os presentes lembraram o sucesso da primeira edição, no ano passado, e deram o tom do evento este ano, que vai discutir gestão de resíduos sólidos e sua relação com a saúde pública.

O diretor-geral do Campus Cabo, Daniel Assunção, disse que a realização de bons eventos de pesquisa e extensão são uma marca da unidade desde sua fundação. “Acreditamos que, pelo menos uma vez por ano, os cursos têm que dedicar um momento para discutir o que há de mais atual e moderno em sua área”, ele disse.

“Eventos como esse aproximam a instituição da comunidade na discussão de assuntos fundamentais, neste contexto de preocupação com várias doenças epidemiológicas. Isso tudo faz parte de um grande sonho, de realizarmos algo maior na sociedade”, afirmou o professor Tarcio Moreno, coordenador do curso técnico de Meio Ambiente do Campus Cabo.

A reitora do IFPE, Anália Ribeiro, também esteve na cerimônia de abertura e reiterou a importância do evento. “A construção do conhecimento não se dá só em sala de aula, mas também em oportunidades como essa”, afirmou. “No mundo atual, precisamos produzir cada vez mais conhecimento sobre meio ambiente”.

Ao final da cerimônia, estudantes do Campus Cabo também apresentaram a esquete “As três mosqueteiras”, que tem como personagens três mosquitos Aedes Aegypti. Também participaram da cerimônia outros integrantes da gestão do Campus Cabo: a diretora de Ensino, Verônica Rodrigues; o diretor de Pesquisa e Extensão, José Lins Cavalcanti, e o coordenador do curso de Logística, José Mario Freire. Na sequência, a palestra “Lixo ou Resíduo Sólido: o que você faz com o seu?”, ministrada pela professora Nélia Lima, deu início às atividades acadêmicas da Semana.

Organização e convidados

Estudantes do curso técnico de Meio Ambiente participaram ativamente da organização da Semana, juntamente com uma comissão de servidores criada especialmente para o evento. “Ajudamos na organização das palestras e dos minicursos, e também acompanhamos a coordenação na divulgação do evento junto à comunidade, entregando panfletos e fazendo convites”, contou Jaíne da Silva Reis, estudante do segundo módulo e integrante da equipe de monitores.

A comunidade externa também se fez presente na Semana. A presença de autoridades do município, educadores e representantes de movimentos sociais foram registradas na cerimônia de abertura. Entre eles estava o coordenador do projeto Onda Limpa para Gerações Futuras, Estevão Santos da Paixão. “Desde 2008, organizamos caminhadas ecológicas na praia de Itapuama. No ano passado conhecemos a equipe do IFPE-Campus Cabo, e desde então estamos em contato”, disse ele.