IFPE Cabo realiza palestra para discutir prevenção do suicídio

Abordagem do tema faz parte da campanha Setembro Amarelo

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Cabo de Santo Agostinho, abraçou a campanha Nacional Setembro Amarelo de combate ao suicídio e promoveu, nesta segunda-feira (26), uma palestra para estudantes e servidores da instituição.

Com o auditório da FACHUCA lotado, a palestra foi ministrada pela professora de Psicologia e coordenadora do Núcleo Psicopedagógico do Campus Cabo, Michelle Diniz. De acordo com a professora, abordar o tema é uma maneira de contribuir para romper tabus em torno do assunto e ajudar a esclarecer que o suicídio pode ser prevenido. “Estamos em uma instituição de ensino com muitos jovens. Esta faixa etária costuma ser a que mais comete suicídio. Muitas vezes, os jovens não têm contato com o tema ou ele é abordado de maneira distorcida”, pontuou.

Além da palestra, os estudantes vivenciaram um momento lúdico e tiveram a oportunidade de colocar em balões amarelos, cor da campanha, quais são as ” flores” que motivam a vida de cada um. A pergunta surgiu após uma reflexão realizada durante a palestra com base no pensamento de Confúcio: Me perguntas por que compro arroz e flores? Compro arroz para viver e flores para ter algo pelo que viver.

Em seguida, os estudantes foram convidados a seguir para o estacionamento, onde realizaram um grande circulo. Depois de passar um momento de mãos dadas, o grupo soltou os balões com suas “flores” e terminaram a ação com abraços coletivos.

De acordo com a professora Michelle, eventos como este despertam o interesse das pessoas sobre a importância deste tema.

CAMPANHA – Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.