Pesquisa de docentes do Campus cabo é premiada em congresso internacional

O trabalho foi destaque no Congresso Internacional de Altos Estudos em Educação

O Campus Cabo de Santo Agostinho é destaque no cenário acadêmico internacional. Os professores do campus Jouberte Maria Leandro Santos e Thiago Da Camara Figueredo têm trabalho premiado no Congresso Internacional de Altos Estudos em Educação (CAEduca) 2020, que aconteceu virtualmente de 27 a 29 de maio. Intitulado de “Programa de Atenção ao Desempenho Profissional: O Acompanhamento de Egressos como Ferramenta de Inserção no Mercado de Trabalho”, o artigo está como um dos finalistas do Prêmio CAEduca 2020, no Grupo de Trabalho Educação Profissional e Tecnológica.

O trabalho em questão propõe o desenvolvimento de um programa de atenção ao desempenho profissional através da implantação de um Centro de Empregabilidade e Carreira que visa a intervir positivamente na formação de jovens para o mercado de trabalho, mais especificamente, em cursos técnicos de uma instituição de ensino (IFPE). Metodologicamente foram usados como instrumentos de coleta questionários estruturados, com intenção de realizar um diagnóstico da situação dos egressos no mercado de trabalho. Posteriormente, desenharam-se ações interessadas em preparar os estudantes (pré-egressos) e os egressos para os desafios impostos pelo mundo corporativo. O projeto está em vias de execução. Espera-se, com sua continuidade, a implantação de um Centro de Empregabilidade e Carreira que seja capaz de dirimir os índices de desemprego ou a falta de trabalho dos egressos e contribuir para a atuação profissional plena dos estudantes analisados.