51 estudantes do curso preparatório aprovados no ENA/PROFMAT

Projeto de extensão ENA/PROFMAT abrange participantes de todo o Brasil

O curso Preparatório para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ENA/PROFMAT), promovido pelo IFPE – Campus Cabo de Santo Agostinho, continua obtendo excelentes resultados, contribuindo na aprovação de 14 professores em 2021, 31 professores em 2022, e agora em 2023, até o presente momento são 51 professores de matemática aprovados para cursar o mestrado profissional (PROFMAT) em 2024. A formação é desenvolvida através do Projeto de Extensão ENA/PROFMAT.

PROJETO –  O objetivo principal do projeto é fornecer, através de formações, capacitação aos professores de matemática básica das redes pública e privada do Brasil, a fim de prestarem seleção para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). O curso tem carga horária de 200h, ministrada entre os meses de abril e outubro pelo Profº Carlos Cley (Coordenador do Projeto) e mais 08 docentes de matemática da rede federal, todos mestres egressos do PROFMAT: Eduardo Silva, Leonardo Amorim, Bruno Silva, Charlene Leite, Dionísio Santos, Paulo Sousa, Wagner Raso e Wagner Carvalho. A equipe foi composta ainda por 08 monitores.

RESULTADOS – Após meses de aulas e preparação com a equipe do Projeto, os/as cursistas realizaram o  Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ENA/PROFMAT), no mês de outubro. Com os resultados publicados, 51 candidatos conquistaram sua vaga no Mestrado, em diversas instituições do país. Acesse AQUI a lista dos aprovados.

Para o Prof. Carlos Cley, Coordenador do Projeto, “isso é gratificante e motivador, visto que num futuro próximo teremos mais mestres dispostos a ajudar não somente outros colegas a conseguir acesso ao mestrado, mas também a reverberar o mesmo nível de discussão e aprendizado da matemática nas salas de aulas de todo Brasil. Parabenizo todos os participantes do Curso. Agradeço a cada monitor pela dedicação, e a cada mestre colaborador pelo compromisso de propor um curso gratuito e de excelência.”

SOBRE O PROFMAT –  O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O PROFMAT visa atender, prioritariamente, professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento da formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência. Conheça mais sobre o Programa acessando o website: https://profmat-sbm.org.br