Início do conteúdo

Campi Igarassu e Cabo de Santo Agostinho celebram conclusão de cursos no Programa Autonomia e Renda Petrobras

O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs).


O Programa Autonomia e Renda Petrobras, uma iniciativa da Petrobras em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), celebrou a conclusão das primeiras turmas de cursos no IFPE – Campus Igarassu e no IFPE – Campus Cabo de Santo Agostinho. Os eventos de entrega de certificados, realizados no dia 12 de março, marcaram um momento significativo para os participantes, que agora estão mais preparados para novas possibilidades profissionais.

No Campus Igarassu, 49 participantes concluíram os cursos de Almoxarife e Ajudante de Elétrica, com a presença de familiares, professores e representantes da Petrobras e do IFPE. A solenidade contou com a participação do supervisor da Gerência de Bens e Serviços da Refinaria Abreu e Lima, João Paulo Fernando de Medeiros, e representante da Gerência de Responsabilidade Social da Petrobras, Luciana Gonçalves de Souza. O coordenador do Programa no IFPE, James Radson de Lima, destacou a importância do momento. “Foi emocionante ver o brilho nos olhos das pessoas que receberam seus certificados, simbolizando a vitória de muitas batalhas e a abertura de portas para o futuro”, afirmou.

Já no Campus Cabo de Santo Agostinho, 50 alunos receberam certificados do curso de Auxiliar de Serviços Diversos. O evento, realizado na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UACSA/UFRPE), contou com a presença da representante da Gerência de Responsabilidade Social da Petrobras, Kátia Freitas; da pró-reitora de Extensão do IFPE, Laura Caliento, que representou o reitor da instituição, José Carlos de Sá; do diretor-geral do Campus Cabo de Santo Agostinho, Daniel Assunção; do coordenador adjunto do Programa Autonomia e Renda Petrobras no IFPE, Marcelo Wanderley; e do coordenador local do Programa Autonomia e Renda Petrobras no Campus Cabo, João Bosco.

João Bosco, ressaltou a importância da iniciativa para o acesso ao mercado de trabalho. “É gratificante testemunhar o que os estudantes estão conseguindo após o curso”, disse ele, destacando que alguns concluintes já estão participando de processos seletivos para ingresso em empresas da região.

Diversidade e inclusão

A diversidade e a inclusão foram pilares importantes nos dois campi. Em Igarassu, as turmas foram majoritariamente formadas por mulheres (57,1%), com destaque para o curso de Almoxarife, no qual elas representaram 82,6% da turma. Rozilene Rodrigues dos Santos, uma das concluintes, superou barreiras como mulher, pessoa com deficiência auditiva e mãe solo de uma filha autista. “Concluir o curso abriu minha visão e me incentivou a acreditar em mim e na minha capacidade”, relatou.

No Cabo de Santo Agostinho, a maioria dos concluintes também foi feminina, com 42 mulheres entre os 50 participantes. Alessandra Salvador Pereira, que concluiu o curso de Auxiliar de Serviços Diversos na unidade, foi apresentada ao programa pela Rede de Mulheres da Comunidade Massangana “no momento certo”. “Antes do programa, eu era mais uma nas estatísticas dos desempregados e estava sem perspectivas. Receber uma bolsa para ter a oportunidade de enriquecer meu currículo, em diversas áreas me fez voltar a sonhar com uma oportunidade de emprego.”, contou emocionada.

Educação e transformação social

A coordenadora local do Programa em Igarassu, Renata Queiroz, destacou o papel transformador do Programa. “Somos mais do que uma instituição de ensino; somos uma fonte de transformação social. O Programa resgata a dignidade do ser humano, colocando nas mãos de cada um a ferramenta mais poderosa: o conhecimento”, afirmou.

No Cabo de Santo Agostinho, Daniel Assunção, diretor-geral do campus, reforçou o impacto positivo do curso na vida dos participantes. “Os relatos de retomada de sonhos e a perspectiva de trabalho digno mostram o impacto que o curso teve em suas vidas”, disse.

Perspectiva para 2025

Com o sucesso alcançado, o Programa prepara a abertura de novas turmas para 2025. Em Igarassu, estão previstas vagas para os cursos de Ajudante de Elétrica, Almoxarife e Eletricista Industrial. No Cabo de Santo Agostinho, novos cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) em Almoxarife e Técnico em Planejamento e Controle de Produção serão ofertados. Todos os cursos são gratuitos e oferecem bolsas-auxílio mensais aos participantes.

Sobre o Programa

O Programa Autonomia e Renda Petrobras tem como principal objetivo qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade social, residentes nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos com bolsas-auxílio para aumentar as chances de ingresso no mercado de trabalho. Além de Igarassu e Cabo de Santo Agostinho, o Programa também está presente nos campi do IFPE em Abreu e Lima, Caruaru e Ipojuca.

Interessados podem acompanhar as oportunidades no site autonomiaerenda.com.br e nas redes sociais do IFPE.

Fim do conteúdo