Campus Cabo inaugura Centro Tecnológico Comunitário na Estação Cidadania

O CTC fica à disposição da comunidade cabense, sendo doado à Estação Cidadania

No dia 08 de março (quarta-feira), o Campus Cabo de Santo Agostinho do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) inaugurou o Centro Tecnológico Comunitário (CTC) na Estação Cidadania do Cabo de Santo Agostinho. A cerimônia contou com uma programação especial do Dia Internacional da Mulher.

O dia iniciou com a exposição da professora Michelle Diniz (Campus Cabo) sobre a importância do Dia Internacional da Mulher. Em seguida, houve uma roda de diálogo intitulada Mulheres Líderes, contando com as presenças de: Walkiria Alves, Secretária da Mulher do Cabo de Santo Agostinho; Cintia Cunha, Gerente Geral de Captação de Recursos da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional do Estado de Pernambuco; Emanuela Ribeiro, Diretora de Divulgação Científica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo do estado de Pernambuco; Priscilla Fernandes, Árbitra de Futebol (FPF e CBF) e Presidente do Instituto Social Seleções do Futuro; e Renata Maria da Silva, moradora do Engenho Massangana e líder comunitária presidente da Rede de Mulheres.

Após a Roda de Diálogos as estudantes Késsia Nascimento e Tainar Rafaela, bolsistas do projeto, apresentaram para o público detalhes sobre o Centro Tecnológico Comunitário. Depois disso, o público seguiu para as dependências do CTC, onde houve a inauguração oficial do espaço. Contamos com as participações de: Daniel Assunção, Diretor-Geral do Campus Cabo; José Carlos de Sá, Reitor do IFPE; Ana Patrícia falcão, Pró-Reitora de Extensão do IFPE; João Ivison, Gestor da Estação Cidadania do Cabo de Santo Agostinho; Hugo Medeiros, Diretor de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI); e Marcelo Cordeiro, Diretoria de Inovação e Internacionalização da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

Confira todos os registros do evento AQUI.

O CENTRO TECNOLÓGICO COMUNITÁRIO (CTC) –  O Centro Tecnológico Comunitário (CTC) é um laboratório de informática equipado com computadores de última geração, acesso a Internet, datashow e sistema de som. Ele ficará disponível para que a comunidade o utilize de segunda a sexta, das 8h30 às 21h30. No futuro, serão criados cursos de formação de acordo com as necessidades da comunidade usuária. O CTC é da comunidade e todos os equipamentos são doados à Estação Cidadania.

O PROJETO –  O projeto “Estabelecimento de um Centro Tecnológico Comunitário (CTC) no Equipamento Municipal Estação Cidadania, no Cabo de Santo Agostinho”, proposto pelo Prof. Dr. Thiago da Câmara Figueredo, foi aprovado no edital de Inovação Inclusiva no Combate à Exclusão Digital em Pernambuco – INCLUI.PE DIGITAL, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

O resultado foi divulgado no final do mês de agosto de 2022 e parte dos recursos já foram disponibilizados. Com duração de 24 meses, o projeto receberá R$ 456.541,84 para desenvolver as atividades pretendidas, visando a implantação do CTC na Estação Cidadania. Várias etapas serão realizadas com o intuito de identificar os perfis dos usuários, compreender outros extratos sociais, bem como planejar ações de desenvolvimento. Conheça o Projeto na íntegra clicando AQUI

A ESTAÇÃO CIDADANIA – A Estação Cidadania está localizada do bairro de Garapu, no Cabo de Santo Agostinho, e oferta serviços socioassistenciais de proteção básica, buscando prevenir situações de risco ao fortalecer vínculos comunitários e familiares. A unidade dispõe de orientação social e de uma estrutura em que se desenvolvem atividades culturais, de estudo e de lazer, como aulas de artesanato, artes marciais, cursos profissionalizantes curtos, música, línguas e esportes em um espaço de 3.000m² que contém quadra poliesportiva, teatro, salas de aula, pista de skate e patins, parque infantil, mesas de jogos e biblioteca. A Estação Cidadania realmente funciona como um centro cultural frequentado pela comunidade, que, inclusive, apresenta demandas de ações e participa da execução de muitas delas.

A FACEPE – Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE) é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI) e tem como missão institucional promover o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, através do fomento à ciência, tecnologia e inovação, mantendo estreita sintonia com o atendimento às suas necessidades socioeconômicas. Saiba mais sobre as ações: FACEPE / SECTI