Notícias
Campus Cabo oferta 172 vagas no Processo de Ingresso 2022.2
Inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 12 de junho
CAMPUS CABO – O Campus Cabo de Santo Agostinho está disponibilizando 172 vagas neste Processo de Ingresso, distribuídas da seguinte forma:
- Técnico Subsequente em Logística (manhã): 36 vagas
- Técnico Subsequente em Logística (tarde): 36 vagas
- Técnico Subsequente em Cozinha (tarde): 30 vagas
- Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária (manhã): 40 vagas
- Tecnólogo em Gastronomia (manhã): 30 vagas
INSCRIÇÕES – As inscrições começam nesta segunda-feira (23) pelo site ingresso.ifpe.edu.br (disponibilizar o link: https://ingresso.ifpe.edu.br/selecao/6/) e podem ser feitas até o dia 12 de junho. Serão reservadas 60% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública. Dentro deste percentual haverá cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas.
SELEÇÃO – Para os candidatos que se inscreverem nos cursos técnicos na modalidade Subsequente, a seleção se dará por meio da análise do Desempenho Escolar em Língua Portuguesa ou Português e em Matemática, com base no histórico escolar ou certificação equivalente. Quem se inscrever nos cursos subsequentes poderá optar por utilizar a pontuação obtida em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e em Matemática e suas Tecnologias de uma das últimas cinco edições do Enem. Já os candidatos às vagas nos cursos superiores deverão utilizar a nota geral do Enem de uma das cinco últimas edições do Exame (de 2017 a 2021).
INSERÇÃO DE NOTAS – Durante o processo de inscrição, o candidato deverá inserir a pontuação obtida nas disciplinas e anexar a documentação comprobatória das notas, média ou pontuação de acordo com a modalidade de curso escolhida. Os arquivos deverão estar nos formatos PDF, JPEG, JPG, TIFF ou PNG e ter no máximo 5MB.
Quem irá utilizar o histórico escolar, certificado de conclusão ou documento equivalente deverá anexar a cópia digital da frente e do verso (quando houver). O documento deverá conter o nome completo do candidato, as notas ou médias obtidas, a identificação da escola e assinatura física ou eletrônica, do responsável pela emissão do documento (da escola/instituição de ensino). Os candidatos também terão que inserir manualmente as médias de Língua Portuguesa ou Português e Matemática, de acordo com a forma como cursou ou obteve a conclusão do ensino médio, para Subsequente. Nessa etapa os candidatos devem ficar atentos às exigências do edital, que estabelece regras distintas em relação às diferenças curriculares.
O candidato que utilizar a nota do Enem, para cursos subsequentes ou superiores, deverá anexar o Resultado do Enem (Boletim individual). O documento precisa conter o nome completo do candidato, a edição do Exame (2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021); o CPF do candidato, o número de inscrição no Exame e as pontuações obtidas. O boletim precisa ser digitalizado na íntegra e estar legível e sem rasuras. Quem se inscrever para os cursos subsequentes utilizando a nota do Enem deverá ainda inserir manualmente a nota obtida em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a em Matemática e suas Tecnologias, e quem optar por curso superior deverá inserir as notas das 5 áreas de conhecimento descritas em edital.
RETIFICAÇÃO DAS INSCRIÇÕES – A Lista Preliminar das Inscrições será divulgada no dia 22 de junho, no site ingresso.ifpe.edu.br. Na ocasião, os candidatos que tiverem a inscrição indeferida poderão retificar os dados e, inclusive, anexar nova documentação. O prazo para retificação será de 27 a 28 de junho, e a Lista Final de Inscrições será publicada no dia 4 de julho.
RESULTADOS – Além da lista final das inscrições, no dia 4 de julho também será divulgado o resultado preliminar do Processo de Ingresso. As pessoas que tiverem interesse, poderão apresentar recursos ao resultado no dia 5 de julho. A previsão é que o resultado final do processo seja divulgado no dia 8 de julho, após a análise dos recursos ao resultado preliminar. Neste mesmo dia serão publicadas a relação dos candidatos classificados e a convocação para heteroidentificação e aferição da condição de indígena.
HETEROIDENTIFICAÇÃO E AFERIÇÃO DA CONDIÇÃO INDÍGENA – Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas serão convocadas para o procedimento de heteroidentificação complementar e de aferição da condição de indígena, no dia 8 de julho. Os procedimentos terão início no dia 11 de julho, e serão realizados presencialmente no campus ou no polo para o qual o candidato concorre à vaga, por uma comissão nomeada para esta finalidade. As pessoas que se inscreverem para vagas reservadas a pessoas pretas, pardas e indígenas e não participarem desta etapa não poderão realizar a matrícula para este tipo de vaga.
Todas as exigências, procedimentos e prazo para esta e para todas as outras etapas do processo seletivo estão detalhadas no edital, por isso é fundamental que o candidato leia atentamente o documento, onde também estão disponíveis todos os formulários. Em caso de dúvidas, deve-se procurar um dos canais oficiais de atendimento.
ATENDIMENTO – Para responder às dúvidas dos candidatos, a Comissão Central do Processo de Ingresso 2022.2 disponibiliza o canal atendimentoingresso.ifpe.edu.br (disponibilizar o link: https://atendimentoingresso.ifpe.edu.br), que ficará ativo durante todo o processo seletivo. Para falar diretamente com o Campus Cabo de Santo Agostinho,
Email: ingresso@cabo.ifpe.edu.br;
Whatsapps: (81) 3878-5805 e (81) 3878-5800
Atendimento presencial: segunda a sexta, das 08h às 11h e das 13h às 16h, na sede provisória (Endereço: Rua Sebastião Joventino, s/n, Destilaria Central, Cabo de Santo Agostinho).
ACESSE
Edital nº37 – Processo de Ingresso 2022.2 (RETIFICADO EM 30/05/2022)