Campus Cabo, Prefeitura Municipal e FUNDAJ discutem futura parceria no Engenho Massangana

Acordos devem beneficiar estudantes e população cabense

No último dia 06 de maio, quinta-feira, representantes do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Cabo de Santo Agostinho, da Prefeitura Municipal e da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) se reuniram no Centro Cultural Engenho Massangana para tratar de uma futura parceria. Na reunião, tratou-se sobre possíveis acordos de cooperação técnica entre as três entidades, visando o desenvolvimento de atividades educacionais relacionadas à hospitalidade, turismo e lazer,colocando o Engenho Massangana como primeiro ponto da rota turística do município, promovendo inclusão social, pesquisa e formação de pessoas.

O Centro Cultural Engenho Massangana é um conjunto arquitetônico rural do séc. XIX, localizado no Cabo de Santo Agostinho, na PE 60. O engenho é administrado pela FUNDAJ e recebe visitas espontâneas de turistas e escolas através de um programa educativo, contribuindo para a produção de novos conhecimentos, fortalecimento da consciência patrimonial e da identidade cultural. Tombado em nível estadual como um Parque Nacional da Abolição, o engenho tem um grande potencial turístico.

Na ocasião, os representantes das três entidades explicaram os pontos pretendidos, foi realizado um tour pelo Centro Cultural Engenho Massangana, orientado por Igor Amarante, Educador da unidade. Em seguida, realizou-se uma visita às instalações da sede definitiva do IFPE – Campus Cabo. Durante a conversa, foram colocadas muitas possibilidades de realizações de atividades ligadas às áreas de hospitalidade, turismo, lazer, gastronomia, gestão e meio ambiente, como cursos, palestras, estágios, capacitações, entre outras atividades que integrem os estudantes, os profissionais e a comunidade.

Para Daniel, a materialização desta parceria a partir de projetos e ações no Engenho Massangana “possibilitará a ampliação dos cursos do Campus no arranjo produtivo da região, potencializando as expertises dos servidores a eles vinculados e propiciando ampliação das vivências dos estudantes para a melhor inserção deles no mundo do trabalho”.

PARTICIPANTES

IFPE – Campus Cabo – Daniel Assunção (Diretor-Geral), André Ferreira (Chefe da Divisão de Pesquisa, Pós-Graduação e Pesquisa), Sandra Pereira (Docente da área de Hospitalidade), Rodrigo Rossetti (Docente da área de Gastronomia) e Philipe Michel Silva (Coordenador de Cultura e Arte da Pró-Reitoria de Extensão do IFPE).

Prefeitura Municipal – Eduardo Cajueiro (Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo), Alex Gomes (Secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente) e Tarciana Gusmão (Gerente Municipal de Turismo).

FUNDAJ – Andréa Berenguer (Docente da área de turismo), Alex Fernandes (Coordenador de Planejamento Físico e Infraestrutura), João Evangelista (Coordenador de Serviços Gerais) e Igor Amarante (Educador do Engenho Massangana).