Egresso do Campus Cabo vai integrar grupo de pesquisa da Fiocruz

Estudante conquistou o primeiro lugar numa seleção para iniciação cientifica

O estudante egresso do curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Cabo de Santo Agostinho, Romualdo Arthur Ferreira de Lima, foi selecionado para integrar um grupo de pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Na época em que estudava no IFPE Cabo, o estudante foi um dos primeiros bolsistas de extensão, tendo trabalhado no projeto “Promoção do consumo consciente da água no Bairro da Destilaria, Cabo de Santo Agostinho”, coordenado pela professora Roseana Florentino e pelo Técnico de Laboratório em Meio Ambiente André Ferreira. “Amei participar desse projeto, foi o primeiro de minha vida acadêmica”, relembrou Arthur.

Ainda no campus, o egresso participou do estágio no Porto de SUAPE, ofertado através da parceria entre o Campus Cabo e o Complexo Industrial Portuário.

Atualmente, Arthur cursa Ciências Biológicas numa faculdade da cidade de Vitória de Santo Antão. Ele conquistou o primeiro lugar na seleção de iniciação científica para os projetos “Xenomonitoramento molecular como ferramenta para avaliação da transmissão da filariose linfática” e “Prevalência de coinfecção HIV e leishmaniose visceral em área hiperendêmica de Pernambuco”, do Grupo de Pesquisa em Doenças Endêmicas do Instituto Aggeu Magalhães – IAM/Fiocruz.

O estudante participou da seleção junto com outros oito candidatos, tendo sido aprovado pelas fases de análise de currículo e experiência, análise documental e entrevista. Nesta última, o aluno alcançou a pontuação máxima