Estudantes do Campus Cabo vencem desafio Startup Way UPE e Federais Club

Equipe LogInovation levou o 1º lugar na categoria de ensino técnico

Nesta última segunda (30), estudantes do módulo III do curso Técnico em Logística, do Campus Cabo de Santo Agostinho, ganharam o 1º lugar no Desafio Startup Way UPE e Federais Club, na categoria Ensino Técnico. Na categoria Ensino Superior, quem levou 1º lugar foi a equipe IN6, formada por estudantes de diversos cursos da UFPE e UPE.

A equipe LogInovation, formada por Arthur Guilherme, Emmylly Silva, Letícia Batista, Natália Alves e a líder Ketlen Vitória, apresentou a ideia de um aplicativo que liga pessoas físicas, que não sabem descartar resíduos de obras e cooperativas, a usinas de reciclagem, agindo como uma ponte entre as partes, proporcionando-as o acesso a um público-alvo, uma solução ambiental, visto que os resíduos contribuem para a geração de um terço dos gases estufa, e uma solução financeira ao desperdício de 8 bilhões de reais anuais pelo descarte incorreto desses resíduos.

O desafio foi realizado em parceria entre o Sebrae e sete instituições de ensino pernambucanas – as Universidades Federais de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE), do Vale do São Francisco (Univasf) e do Agreste de Pernambuco (Ufape); os Institutos Federais de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE); e a Universidade de Pernambuco (UPE) – para proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de competências e habilidades exigidas pelo mercado.

Dez equipes chegaram à final, realizada na última segunda (30), de forma remota, sendo cinco do ensino técnico e cinco do ensino superior. Elas tiveram o desafio de desenvolver negócios inovadores e escaláveis que apresentem soluções para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam soluções para os urgentes problemas ambientais, políticos e econômicos que o mundo enfrenta. Durante a maratona, os estudantes foram estimulados a resolver problemas complexos, de modo a desenvolver o pensamento crítico, a criatividade, a liderança, o trabalho em equipe, a inteligência emocional e a tomada de decisão. Além dos momentos de mentoria, eles participaram de palestras ao vivo que os ajudaram a transformar as ideias em negócios.

Na categoria de ensino técnico, o segundo lugar ficou com a EletroArbo e o terceiro, com a GreenTech. Já na categoria de ensino superior, a equipe IN6 ficou em primeiro lugar, a InovaKids levou a segunda colocação e a Discovery, a terceira. As seis melhores equipes participarão do curso Bootcamp no Sebrae On-line.

“Nos esforçamos muito durante o processo. Foi gratificante, além de ter sido uma ótima experiência. Esperamos que o projeto desse aplicativo seja reconhecido e que seja colocado em ação”, conta a equipe.

As equipes finalistas participarão ainda de um curso Bootcamp no Sebrae Lab On-line.