Estudantes do IFPE-Cabo são aprovados/as para intercâmbio na Europa

Selecionados/as passarão 5 meses de 2024 estudando em Portugal

Três estudantes de cursos superiores do IFPE-Cabo foram selecionados para participar de um intercâmbio internacional no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.  Durante o primeiro semestre de 2024, Abinoab Santos (Tecnologia em Hotelaria), Maria Helena Leite (Bacharelado em Administração) e Vinícius Magalhães (Bacharelado em Administração) terão oportunidade de contato com uma instituição de alta qualidade, vivenciando práticas de ensino, pesquisa e extensão. Além de ter contato com estudantes de vários outros países, que participam do programa.

O PROGRAMA – O intercâmbio é fruto de um acordo de cooperação técnica entre IFPE e o IPB, que abre vagas todos os anos para estudantes participarem.

Após candidatura e seleção, os/as estudantes aprovados/as são convidados a cursar um semestre de aulas no IPB (20 semanas), podendo escolher as matérias que desejam e participar de mentoria acadêmica (programa de integração e do sucesso acadêmico dos estudantes do IPB). Conheça mais sobre o IPB aqui: https://portal3.ipb.pt/index.php/pt/ipb/

Conforme acordo de cooperação, os/as participantes são isentos do pagamento da anuidade do IPB. Todas as outras despesas são de responsabilidade dos/as estudantes participantes.

A SELEÇÃO – Impulsionada pelos docentes Adriana Bastos e Daniel Penalva, que são intercambistas da instituição europeia, a seleção ocorreu durante os meses de setembro e outubro, para intercâmbio entre os meses de fevereiro e julho de 2024. Os/As interessados/as tiveram que preencher e encaminhar documentos para a Assessoria de Relações Internacionais do Campus Cabo e do IFPE, que encaminham as candidaturas para o IPB. Junto aos documentos, são enviadas Cartas de Apresentação, onde os/as estudantes descrevem como a experiência pode impactar em suas vidas acadêmicas.

EXPECTATIVAS – De acordo com o prof. Thiago Camara, Diretor de Ensino do Campus Cabo, a participação dos/as estudantes no intercâmbio “melhora a qualidade dos indicadores da educação pública, sendo a prática máxima da internacionalização na instituição, através da mobilidade estudantil”.

Para Vinícius Magalhães (Bacharelado em Administração), que recebeu a notícia no dia do seu aniversário, as expectativas são as melhores possíveis: “Pretendo dar o meu melhor neste semestre no IPB, conhecer pessoas diversas, aproveitar oportunidades, conhecer muitos lugares e as culturas locais, bem como aprimorar o meu inglês. Durante toda a graduação, sempre estive aberto às oportunidades do IFPE – Campus Cabo. Cursar Gestão de Negócios Internacionais no Instituto Politécnico de Bragança será um passo importante rumo a uma carreira internacional”.