Notícias
10ª Feira de Gastronomia do Campus Cabo de Santo Agostinho é marcada por emoção
Edição homenageou Rivandro França; familiares do chef estavam presentes e acompanharam primeiro dia do evento
Entre os dias 22 e 24 de outubro, o pátio de Eventos do Shopping Costa Dourada foi palco de um dos momentos mais aguardados do calendário de eventos do Campus Cabo de Santo Agostinho: a décima edição da Feira de Gastronomia reuniu docentes, estudantes, servidores técnicos administrativos, chefs e comunidade externa para celebrar o encontro entre a emoção e os laços de afeto feitos através de receitas e pratos importantes para a memória
Com o tema Memória, história e cultura, o evento homenageou Rivandro França, chef conhecido por valorizar ingredientes nordestinos na criação de suas receitas. Colaborador em edições anteriores da Feira e muito querido no meio gastronômico, Rivandro esteve presente no evento realizado em 2023 – o último antes de seu falecimento, este ano.
Por esta razão, toda a programação foi pensada de modo a prestigiar a história e as contribuições de França, unido todo o calor e o sabor que caracterizam o evento: já na abertura, foram realizadas a exibição de um vídeo com os registros das participações do chef nas edições anteriores do evento, bem como o depoimento de uma acadêmica do curso de Gastronomia sobre Rivandro foi ouvido pelo público.
As homenagens foram especialmente importantes por serem feitas, ainda, com a presença de familiares do chef: os pais, Ricardo Luis e Luzinete; o irmão, Carlos Ricardo; a cunhada, Maria do Socorro; e Josemar Amaro (colaborador de Rivandro e genro de Carlos). Visivelmente emocionado, o grupo assistiu todas as manifestações de carinho pelo ente.
“É uma satisfação estar aqui e ver tudo isso. Sentimos muito a falta dele e, do lado de cá, seguimos trabalhando para manter vivo o legado que meu irmão deixou. É um reconhecimento muito importante, sabe?”, declarou Carlos França, diante das homenagens prestadas ao irmão. “Tem a saudade dele, imensa, mas também tem a felicidade pelo caminho que ele trilhou. Muito obrigado”, finalizou.
MENSAGEM | Em viagem para participação na reunião da Reditec, Daniel Assunção, diretor geral do Campus Cabo de Santo Agostinho, se fez presente por meio de uma mensagem em vídeo, exibida na abertura da Feira. No material, o gestor convidava a comunidade a participar do evento, destacando a relevância do momento no calendário institucional.
“Rivandro teve um papel muito importante nas feiras anteriores e esta edição é uma justíssima homenagem”, disse ainda, mencionando o chef homenageado e ressaltando também a referência que a programação fez à França, além do envolvimento de estudantes no desenvolvimento das atividades.
OFICINAS | Quem participou da Feira também teve a oportunidade de ouvir e ver profissionais da área de Gastronomia falando sobre suas experiências – tal como aconteceu durante a mesa-redonda Os reflexos da vida acadêmica na atuação profissional, já no dia 22.
Durante todo o evento, foi possível acompanhar oficinas gastronômicas – momentos nos quais os participantes tinham a possibilidade de conferir de perto o preparo de um prato por um/a chef convidado/a, tirar dúvidas, ouvir dicas e, culminância de cada uma dessas ocasiões, degustar o resultado final.
Todas as oficinas foram marcadas, também, pela homenagem a Rivandro França. Seja na apresentação do prato, seja no sabor ou nos ingredientes escolhidos, seja pela declaração de proximidade afetiva ou admiração pelo trabalho do chef, os/as profissionais que conduziram as ocasiões fizeram questão de ressaltar a referência ao homenageado.
Estiveram à frente das oficinas os chefs Bruno Lins e Thiago das Chagas e as chefs Sara Mattos, Andrea Pires, Cris Barros e Lúcia Soares. “É sempre uma alegria participar da Feira”, declarou a chef Lúcia. “É também um momento para lembrarmos do nosso amigo querido e, principalmente, para termos como prioridade dizer ‘eu te amo’ todos os dias para quem está perto de nós”, completou Soares.
CONCURSOS | As mostras gastronômicas também se apresentaram como ocasiões a partir das quais a comunidade provou pratos preparados por estudantes do curso de Gastronomia, graduação ofertada no Campus Cabo de Santo Agostinho. Durante toda a Feira, estudantes (sob a supervisão de um/a docente do curso), prepararam e serviram o público para degustação.
Além de todos os momentos de troca e aprendizado, a edição também foi marcada pela primeira edição do Concurso de Petiscos e pelo 8º Concurso de Sobremesas – ocasiões em que os/as competidores/as preparavam quatro porções, sendo três destinadas aos jurados e uma sorteada para degustação por alguém do público.
Compuseram os júris das disputas os chefs Robson Lustosa, Everton Valladão e Danilo Vieira (para o Concurso de Petiscos) e os chefs Antônio Nogueira e Cris Barros e a empresária Bárbara Lopes (para o Concurso de Sobremesas). Cada concurso contemplou primeira, segunda e terceira colocação.