IFPE Cabo começa inscrições para o Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica 2022.2

Programa substitui o antigo Bolsa Permanência. Inscrições vão até o dia 09/09

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) publicou, nesta quarta-feira (31), o edital referente ao Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica 2022.2, que substitui o antigo Programa Bolsa Permanência.

Com o objetivo de ampliar as condições de permanência dos/as estudantes do Instituto, o programa concederá auxílios que variam de R$130 a R$230 a discentes com matrícula ativa em cursos presenciais do IFPE, prioritariamente advindos/as de escolas públicas ou com renda familiar per capita de até 1,5 (um e meio) salário mínimo e/ou em situação de vulnerabilidade social, bem como alunos/as com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação.

CRONOGRAMA – Os/
As estudantes interessados/as devem ficar atentos/as ao cronograma do Campus Cabo de Santo Agostinho, conforme disposto no anexo II do edital:

• 01 a 09 de setembro – Inscrições online;
  • 12 a 23 de setembro – Análise documental e socioeconômica;
  • 26 de setembro – Resultado preliminar;
  • 27 de setembro – Interposição de recursos;
  • 29 de setembro – Resultado Final.

INSCRIÇÕES – Para participar, é preciso se inscrever de forma on-line através do Sistema Fluxo.IFPE

Confira o passo a passo para realizar sua inscrição:

1º – Crie o seu e-mail estudantil em meuemail.ifpe.edu.br/estudantes (a página contém um manual);
2º – Faça o seu cadastro Acesso.IFPE em acesso.ifpe.edu.br (acesse o Manual de Acesso.IFPE para estudantes)
3º – Acesse o Sistema Fluxo.IFPE com o seu CPF e a senha cadastrada no passo anterior;
4º – Clique em programa de Apoio à Manutenção Acadêmica 2022.2 e siga os passos solicitados pelo sistema.

As informações acadêmicas do/a estudante serão importadas automaticamente do Q-Acadêmico. Caso não estejam atualizadas, impedindo o prosseguimento da inscrição, o/a discente deverá entrar em contato com o setor de Registro Escolar, a partir dos canais de comunicação disponibilizados pelo campus.

Ao realizar a inscrição, o/a estudante será direcionado/a para um dos perfis socioeconômicos descritos abaixo, devendo digitalizar e anexar a documentação correspondente:
a) cotistas com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio e quem é atendido/a pelo Programa de Moradia Estudantil dos campi agrícolas (Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão);
b) estudantes com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio beneficiários/as ou que tenham em seu núcleo familiar beneficiários/as do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e estudantes cadastrados/as ou cuja família seja cadastrada no CadÚnico;
c) estudantes com renda per capita familiar de até  um salário mínimo e meio que não se incluam em nenhum dos perfis anteriores.

DÚVIDAS – Em caso de dúvidas, os/as estudantes podem buscar informações com a Divisão de Apoio ao Ensino e ao Estudante (DAEE):
– E-mail: daee@cabo.ifpe.edu.br
– Whatsapp: (81) 3878-5810 – link direto: wa.me/558138785810

ACESSE
– Edital nº 45 REI/IFPE (
Programa de Manutenção Acadêmica – 2022.2)
– Declaração de renda bruta familiar