IFPE-Cabo oferta 212 vagas no Processo de Ingresso 2023.1

Campus passa a ofertar cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Inscrições são gratuitas e vão até 01/11

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou, na última quinta-feira (06), o edital do Processo de Ingresso 2023.1. No total, são ofertadas 5.360 vagas em cursos técnicos e superiores, presenciais e a distância, em 16 campi e em 8 polos de Educação a Distância (EaD). As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 1º de novembro. Nesta edição, o Campus Cabo de Santo Agostinho abre vagas para 02 novos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

CAMPUS CABO – O Campus Cabo de Santo Agostinho está disponibilizando 212 vagas neste Processo de Ingresso, distribuídas nos seguintes cursos:

• Técnico Integrado ao Ensino Médio – Hospedagem – manhã – 30 vagas
  • Técnico Integrado ao Ensino Médio – Meio Ambiente – tarde – 30 vagas
  • Técnico Subsequente – Cozinha – manhã – 36 vagas
  • Técnico Subsequente – Logística – tarde – 36 vagas
  • Superior – Bacharelado em Administração – manhã – 40 vagas
  • Superior – Tecnólogo em Hotelaria – tarde – 40 vagas

INSCRIÇÕES – As inscrições começam nesta segunda-feira (10) pelo site ingresso.ifpe.edu.br (disponibilizar o link: https://ingresso.ifpe.edu.br/selecao/6/) e podem ser feitas até o dia 01 de novembroSerão reservadas 60% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública. Dentro deste percentual haverá cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas.

SELEÇÃO – Para os candidatos que se inscreverem para as vagas dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, a seleção se dará por meio da análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática, com base no histórico escolar ou certificação equivalente. Já quem se inscrever nos cursos técnicos subsequentes poderá optar por utilizar a análise do desempenho escolar (através do histórico escolar) ou a pontuação obtida em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e em Matemática e suas Tecnologias de uma das últimas cinco edições do Enem.

A seleção dos candidatos às vagas nos cursos superiores será por meio da Nota Geral no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obtida em uma das cinco últimas edições do exame (2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021).

INSERÇÃO DE NOTAS –
 Durante o processo de inscrição, o candidato deverá inserir a pontuação obtida nas disciplinas e anexar a documentação comprobatória das notas, média ou pontuação de acordo com a modalidade de curso escolhida. Os arquivos deverão estar nos formatos PDF, JPEG, JPG, TIFF ou PNG e ter no máximo 5MB.

RETIFICAÇÃO DAS INSCRIÇÕES – A lista preliminar das inscrições será divulgada no dia 09 de novembro, no site https://ingresso.ifpe.edu.br. Na ocasião, os candidatos que tiverem a inscrição indeferida poderão retificar os dados e, inclusive, anexar nova documentação. O prazo para retificação será de 10 a 11 de novembro, e a lista final de inscrições será publicada no dia 22 de novembro.

RESULTADOS – A lista preliminar de classificação será publicada no dia 23 de novembro, no site ingresso.ifpe.edu.br. Os candidatos poderão apresentar recursos on-line, no dia 24, no horário das 8h às 17h, no mesmo site. A lista de classificados está prevista para o dia 02 de dezembro.

HETEROIDENTIFICAÇÃO E AFERIÇÃO DA CONDIÇÃO INDÍGENA – Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e que tiverem a inscrição deferida deverão ser submetidos ao procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras ou de aferição da condição de indígena autodeclarada. O procedimento ocorrerá de forma não presencial, no período de 23 de novembro a 5 de dezembro, através da utilização de recursos de tecnologia da informação e comunicação.

A lista preliminar da heteroidentificação (direcionada aos candidatos pretos e pardos) e da aferição da condição de indígena autodeclarada (para os candidatos indígenas) será publicada no site ingresso.ifpe.edu.br no dia 12 de dezembro.

ATENDIMENTO –
 Para responder às dúvidas dos candidatos, a Comissão Central do Processo de Ingresso 2023.1 disponibiliza o canal atendimentoingresso.ifpe.edu.br (disponibilizar o link: https://atendimentoingresso.ifpe.edu.br), que ficará ativo durante todo o processo seletivo.

Para falar diretamente com o Campus Cabo de Santo Agostinho, o candidato deve utilizar os seguintes canais:
Email: ingresso@cabo.ifpe.edu.br;
Whatsapps: (81) 3878-5805 e (81) 3878-5800
Atendimento presencial: segunda a sexta, das 08h às 11h e das 13h às 16h, na sede provisória (Endereço: Rua Sebastião Joventino, s/n, Destilaria Central, Cabo de Santo Agostinho).

ACESSE
Edital nº53 – Processo de Ingresso 2023.1