IFPE Campus Cabo lança edital de Programa de Tutorial de Pares 2023.1

Discentes selecionados/as irão acompanhar estudantes vinculados à Divisão de Apoio às Pessoas com Deficiência (DAPNE)

O IFPE Campus Cabo, divulgou nesta sexta-feira (14/04), o EDITAL no 05/2023/CCSA/IFPE, voltado à seleção de tutores de pares bolsistas para o IFPE Campus Cabo. Os/as estudantes do campus selecionados/as irão acompanhar alunos/as com deficiência vinculados ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência do Campus Cabo (DAPNE).

Conforme o edital, as inscrições poderão ser feitas entre os dias 17 a 21 de abril de 2023, de forma on-line, pelo sistema Fluxo IFPE.

A tutoria de pares consiste no acompanhamento de um estudante com deficiência por um outro colega estudante na realização de atividades pedagógicas e atividades de interação no ambiente institucional, a depender da necessidade do discente vinculado ao DAPNE, e contribuição para o entendimento do funcionamento da instituição.

O edital tem como objetivo ampliar as condições de equidade, permanência e êxito, no espaço educacional, dos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Poderão participar da seleção estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio integrado, subsequentes e superiores, na modalidade presencial e EAD, do IFPE – Campus Cabo de Santo Agostinho. A seleção será destinada ao preenchimento de vagas para tutores de pares bolsistas e voluntários e à formação de cadastro de reserva para vagas que surgirem durante o período de validade deste Edital.

O processo seletivo inclui análise do histórico escolar e entrevista. Como as inscrições serão realizadas pelo sistema Fluxo, os/as candidatos/as precisam estar com os dados no Q-acadêmico atualizados.  As informações acadêmicas do/a estudante serão importadas automaticamente do Q-Acadêmico.

Caso não estejam atualizadas, impedindo o prosseguimento da inscrição, o/a estudante deverá entrar em contato com o respectivo setor de registro acadêmico, a partir dos canais de comunicação disponibilizados pelo campus.

O início das atividades do/a estudante tutor/a está previsto para o mês de maio de 2023.

A tutoria terá vigência de 01 (um) semestre letivo, prorrogável a cada período/módulo, por até 02 (dois) anos, condicionada à disponibilidade de recursos financeiros e à avaliação do tutor realizada pela coordenação da DAPNE, pela Comissão de Tutoria Local e pelo/a estudante tutorado/a.

Mais informações, favor, entrar em contato com o Napne por email: dapne@cabo.ifpe.edu.br

Confira os anexos:

>> Inscrições Fluxo IFPE