IFPE Campus Cabo lança edital de Programa de Tutorial de Pares 2024

Discentes selecionados/as irão acompanhar estudantes vinculados à Divisão de Apoio às Pessoas com Deficiência (DAPNE)

O IFPE Campus Cabo, pública nesta segunda-feira (22/07), o EDITAL Nº 19, CCSA/IFPE de 22 de Julho de 2024, voltado à seleção de tutores de pares bolsistas para o IFPE Campus Cabo. Os/as estudantes do campus selecionados/as irão acompanhar alunos/as com deficiência vinculados ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência do Campus Cabo (DAPNE).

DA INSCRIÇÃO

Conforme o edital, as inscrições poderão ser feitas entre os dias 23 a 26 de julho de 2024, de forma on-line, pelo sistema Fluxo IFPE.

Os estudantes somente poderão se inscrever através do próprio e-mail institucional. Aqueles que ainda não o tiverem poderão criá-lo através do link

A tutoria de pares consiste no acompanhamento de um estudante com deficiência por um outro colega estudante na realização de atividades pedagógicas e atividades de interação no ambiente institucional, a depender da necessidade do discente vinculado ao DAPNE, e contribuição para o entendimento do funcionamento da instituição.

O edital tem como objetivo ampliar as condições de equidade, permanência e êxito, no espaço educacional, dos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

DOS CRITÉRIOS

Poderão participar da seleção estudantes com matrícula regular e frequência assídua em um dos cursos técnicos (integrado ou subsequente) ou superiores do Campus Cabo de Santo Agostinho e ter cursado o primeiro semestre.

Não ter reprovações não recuperadas, ou seja, não estar cursando dependências. Ter disponibilidade de tempo, correspondente à carga horária da tutoria, para atender às atividades programadas no turno do/a estudante tutorado/a;

e não estar exercendo atividade remunerada pela instituição e não usufruir de outro tipo de bolsa (quando tutor/a bolsista), exceto as dos programas do Eixo de Ação 1 da Política de Assistência Estudantil do IFPE.

DO PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção será destinada ao preenchimento de vagas para tutores de pares bolsistas e voluntários e à formação de cadastro de reserva para vagas que surgirem durante o período de validade deste Edital.

O processo seletivo consistirá em 02 (duas) etapas: análise do histórico escolar e entrevista. Como as inscrições serão realizadas pelo sistema Fluxo, os/as candidatos/as precisam estar com os dados no Q-acadêmico atualizados.  As informações acadêmicas do/a estudante serão importadas automaticamente do Q-Acadêmico.

Caso não estejam atualizadas, impedindo o prosseguimento da inscrição, o/a estudante deverá entrar em contato com o respectivo setor de registro acadêmico, a partir dos canais de comunicação disponibilizados pelo campus.

início das atividades do/a estudante tutor/a está previsto para a 2ª quinzena do mês de agosto de 2024.

A tutoria terá vigência de 01 (um) semestre letivo, prorrogável a cada período/módulo, por até 02 (dois) anos, condicionada à disponibilidade de recursos financeiros e à avaliação do tutor realizada pela coordenação da DAPNE, pela Comissão de Tutoria Local e pelo/a estudante tutorado/a.

Mais informações, favor, entrar em contato com o Napne por e-mail: dapne@cabo.ifpe.edu.br

CONFIRA OS ANEXOS:

>> Inscrições Fluxo IFPE