Mostra de Extensão do IFPE expõe projetos dos campi Cabo e Ipojuca

Estudantes extensionistas apresentaram os resultados preliminares dos projetos que vêm desenvolvendo desde o início do ano

Foi realizada na última quinta-feira (06) sessão da Mostra de Extensão do IFPE, com trabalhos desenvolvidos nos campi Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca (veja a programação abaixo).

O evento, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão, é realizado de forma descentralizada e permite aos estudantes apresentarem os resultados preliminares de seus projetos. Foram apresentados 16 projetos de extensão em curso nos campi, apoiados pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX).

A estudante Tarciene Souza, que cursa o técnico em Logística no campus Cabo de Santo Agostinho, apresentou o projeto “Sistema de gestão de estoques em armazéns de construção”, em que os estudantes oferecem consultoria a pequenos empreendedores. “Nossa professora sempre nos diz que temos que sair de nossa zona de conforto, que é a sala de aula, e colocar a mão na massa. Foi o que fizemos: visitamos várias empresas, estabelecemos uma parceira e estamos conseguindo contribuir, aplicando conhecimentos de várias áreas”, explicou.

Erivan Santos,  estudante do curso de Licenciatura em Química do Campus Ipojuca, mostrou o andamento dos trabalhos da equipe do projeto “Possibilidades de uso de tecnologias digitais na Educação Básica”: “Uma das dificuldades relatadas pelos professores do Ensino Básico é a falta de tempo para planejar a utilização das ferramentas digitais em sala de aula”, explicou. A proposta do projeto é auxiliar nesse planejamento, com a oferta de oficinas sobre softwares, recursos online e desenvolvimento de um game aplicado ao ensino de Química.

“Estamos contentes com o trabalho realizado aqui hoje. Essa troca entre as equipes e os avaliadores é muito importante para definir os próximos passos de cada projeto”, disse Márcia Girlene Silva, coordenadora pedagógica da Proext. “Muitos trabalhos aqui têm um caráter formemente social e ótimo potencial de impacto, o que é muito importante para as atividades de Extensão”.

PIBEX – O Programa Institucional para Concessão de Bolsas de Extensão (Pibex) tem como objetivo implementar, fortalecer e apoiar programas e projetos de extensão que contribuam para a formação cidadã dos estudantes do IFPE bem como tenham potencial para promover a melhoria da qualidade de vida da população envolvida. O Pibex concede bolsas a estudantes vinculados a iniciativas extensionistas, propostas por docentes ou técnicos-administrativos do Instituto.