Projeto ensina prática de educação ambiental

Através de jogos os estudantes aprendem como cuidar do meio ambiente

O Projeto ” Uso da gamifição para ensino de Educação Ambiental”, desenvolvido por alunos do 3º período do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFPE – Campus Cabo de Santo Agostinho, promoveu atividades educativas relativas à educação ambiental. A Escola Estadual Luiza Guerra, no município do Cabo de Santo Agostinho, foi a primeira a receber a iniciativa.

Uma das atividades aplicada foi a “Gincana Apocalipse Ambiental”, composta por quatro etapas, em que as três primeiras visam apresentar a política dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e a última objetiva avaliar o conteúdo estudado. O projeto é coordenado pelos professores Diego Aguiar, Ana Paula Mattôso e Maria Clara Mendonça.

De acordo com o professor Diego Aguiar, o objetivo do projeto é selecionar e aplicar a gamificação – que é a aplicação de técnicas de engajamento dos jogos nas mais diferentes situações. ” São usados diversos elementos de gamificação, tais como o de narrativa, regras a serem seguidas, objetivos a serem cumpridos, colaboração entre os participantes, melhoria da experiência (pontuações, desafios, etc.) e a avaliação de aprendizagem através de um quiz,” explicou o professor.

O público alvo do projeto são estudantes de ensino médio de escolas públicas do município do Cabo.