SEMUBI e Semana de Hospedagem com programação artístico-cultural

Eventos movimentaram o Campus Cabo de Santo Agostinho. Festival de Talentos encerra programação nesta quinta (25)

Atividades artísticas e culturais movimentaram o Campus Cabo de Santo Agostinho durante toda esta quarta-feira (24). A primeiro dia (15).JPG programação diversificada integrou o segundo dia da 4ª edição da Semana Multicultural da Biblioteca (SEMUBI) e da 2ª Semana de Hospedagem.

Os eventos, que foram abertos na terça-feira (23), estão sendo promovidos de forma conjunta tendo como tema central Cultura e Hospitalidade. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade acadêmica e ao público em geral.

No período da manhã, as oficinas Dança Popular (Ameliane Reubens), Teatro (Laís Castro), Contação de histórias (Juliana Wanderley), Fotografia (Gabriela Alves), Recreação em Hotelaria (Everton Amorim) e Arte com Reciclados (Ângela Nascimento) atraíram grande parte dos participantes.

Arte com reciclados (1).JPGA estudante do Técnico em Meio Ambiente Taiza Tatiely aprovou a programação. Ela participou da oficina Arte com reciclados e se encantou com os conhecimentos adquiridos. “Escolhi participar dessa atividade por ter a ver com a área de Meio Ambiente. Aprendemos a exercitar a importância de aproveitar materiais que seriam jogados fora para criar arte”, avaliou.

No turno da tarde, foram oferecidas as oficinas de Olaria (Mestre Uruda) e Dança Popular (Ameliane Reubens), além do minicurso Pernambuco Encantado e Assombrado (Beto Beltrão).

Artes – A SEMUBI e a Semana de Hospedagem contaram ainda com uma exposição de artes, fruto da oficina de criações exposição (4).JPG artísticas desenvolvida no campus através do Núcleo de Arte e Cultura, que tem à frente o professor Múcio Sévulo.

O projeto teve início através do programa PROIFPE, mas hoje, é promovido como ação permanente do Programa de Incentivo à Arte e Cultura, que oferta bolsas para seis estudantes atuarem como monitores das atividades.

De acordo com o professor Múcio, a exposição trazida para o evento agrega criações dos discentes ntegrantes do projeto, bem como obras suas e do mestre Uruda, que produz peças com base na técnica de olaria.

literatura (2).JPGLiteratura – Outra iniciativa trazida pelo Núcleo de Arte e Cultura para os eventos foi o projeto Dom Quixote de La Mancha de Incentivo à Leitura. Na terça (23), o escritor Sidney Nicéas ministrou uma palestra sobre leitura e processos criativos. Nesta quarta (25), foi a vez do também escritor Sidney Rocha marcar presença abordando suas experiências com a literatura.

O projeto Dom Quixote atua no Campus Cabo estimulando o hábito de ler entre estudantes e servidores. Entre as ações desenvolvidas, estão a organização de um acervo de obras literárias, empréstimo de livros e sessões de leitura onde são introduzidas em salas de aula a leitura e a reflexão de trechos de contos diversos. Outra atividade é a participação de escritores através de rodas de conversas com a comunidade. Além dos autores que participaram da Semana, diversos outros escritores pernambucanos já passaram pelo projeto no campus, entre eles: Wellington de Melo, Fernando Farias, Auzer Freitas, Frederico Spencer, Paulo Moura, Cícero Belmar e Natanael Lima.

olaria (4).JPGProgramação – Na programação desta quarta (25) houve ainda a exibição do filme O carteiro e o poeta, com debate, após a sessão, coordenado pelo docente Thiago Câmara.

A realização dos eventos contou com a parceria entre a Coordenação de Biblioteca e Multimeios, a Coordenação do Curso Técnico em Hospedagem e o Núcleo de Arte e Cultura. As semanas serão encerradas nesta quinta-feira (25) com o Festival de Talentos, que acontece de 8h ao meio-dia.

Para conferir a programação completa, confira o site: