Início do conteúdo

Trabalho do Campus Cabo recebe menção honrosa em evento

Etapa final da pesquisa prevê criação modelo de negócio social para a implementação e expansão de Centros Tecnológicos Comunitários


A quinta edição do Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia (CoBICET), que aconteceu entre os dias 26 e 30 de agosto, foi palco de mais uma conquista do Campus Cabo de Santo Agostinho: o trabalho Comunidade conectada: análise do perfil social e hábitos de uso dos frequentadores do Centro Tecnológico Comunitário Estação Cidadania, orientado pelo professor e diretor de Ensino do Campus, Thiago Câmara, e realizado pelos discentes Anthonny Silva, Tainá Rafaela e Késsia Nascimento, ganhou menção honrosa no evento que contou com a participação de 1854 trabalhos.

O material apresentado é resultante da implementação do CTC Cidadania no Cabo de Santo Agostinho, uma iniciativa voltada para o combate à exclusão digital e atendimento de necessidades locais através da oferta de acesso gratuito à internet e equipamentos tecnológicos. Atualmente, o CTC Estação Cidadania conta com mais de 800 usuários e oferta cursos para a comunidade.

Além de detecção do perfil de usuários, são parte do projeto a criação de oficinas e cursos, dentre os quais se encontram aqueles voltados para indivíduos que não utilizam o CTC de forma espontânea, como pessoas acima de 60 anos. “Foram ofertados e concluídos recentemente cursos de informática básica para a geração Z; curso sobre currículo e jovem aprendiz; oficina de combate à desinformação; curso de competências digitais para pessoas 60+; e oficina sobre golpes virtuais também para este público. No presente, a equipe de pesquisa  está finalizando a etapa de avaliação dessas ações, que consistirá em nossas próximas produções acadêmicas”, explica o professor.

De acordo com Thiago, o projeto de pesquisa tem atualmente quatro bolsistas e um voluntário, todos de cursos superiores do Campus Cabo. No próximo semestre, também haverá participação de estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Ainda esta semana, está prevista a seleção de mais três estudantes pesquisadores, conduzida pelo coordenador da pesquisa.

A etapa final do projeto prevê uma iniciativa de orientação para multiplicação da iniciativa. “Muito em breve sai nosso relatório final de dois anos, que consistirá em um modelo de negócio social para a implementação e expansão de outros Centros Tecnológicos Comunitários em Pernambuco e no Brasil”, salienta Thiago.

Connepi | A investigação sobre o perfil dos usuários do CTC Cidadania também foi levada ao XIV Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi). O trabalho Identificação do Perfil dos Usuários do Centro Tecnológico Comunitário Estação Cidadania foi realizado pela mesma equipe do anterior e apresentado entre os dias 27 e 28 de agosto em Belém, no Pará. O desenvolvimento da pesquisa CTC Estação Cidadania conta com o suporte financeiro da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

 

Fim do conteúdo