Abertas inscrições para intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal

Aprovados têm isenção da mensalidade no IPB; moradia, alimentação e demais custos devem ser arcados pelos intercambistas

A Assessoria de Relações Internacionais (ARI) do IFPE Campus Igarassu informa que estão abertas as inscrições para estudantes interessados em participar do programa de mobilidade acadêmica no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.

Os estudantes interessados devem enviar e-mail para: ari@igarassu.ifpe.edu.br.

A data limite para o envio da candidatura dos estudantes interessados é 26/04/2024.

O intercâmbio é fruto de um programa estabelecido entre o IFPE e o Instituto Politécnico de Bragança e não há limite de vagas.

Conforme o acordo de cooperação entre o IPB e o IFPE, os alunos de intercâmbio estão isentos do pagamento da anuidade (mensalidades) no Instituto Politécnico de Bragança. No entanto, fica a cargo do aluno intercambista:

• Seguros de viagem e de saúde (PB4);
  • Passagens de avião;
  • Alimentação (2,75 euros por refeição no refeitório do IPB);
  • Alojamento;
  • Material escolar, entre outras despesas.

Mobilidade acadêmica no Instituto Politécnico de Bragança, Portugal – Set/2024 – Fev/2025

• Ano letivo: 2024/2025:
  • Mentoring Academy: 09/09/2024 a 14/09/2024
  • DEVEM CHEGAR NO DIA 9 de setembro de 2024.
  • 1º Semestre: 16/09/2024 a 15/02/2025
  • 2º Semestre: 17/02/2025 a 12/07/2025
  • Mentoring Academy é um programa de integração e de promoção do sucesso academico dos estudantes do IPB (https://mentoringacademy.ipb.pt).
  • Pausas letivas: 23/12/2024 a 04/01/2025 (Natal) e 14/04 a 21/04/2025 (Páscoa)
  • Cada semestre letivo corresponde a 30 créditos do ECTS e terá uma duração de 20 semanas, incluindo o período de avaliação.

>>>Documentos necessários:

• Passaporte (é obrigatório que os alunos de intercâmbio tenham os passaportes na fase de candidaturas, para que não haja atrasos com os pedidos de passaportes, que depois atrasam sempre os pedidos dos vistos de estudante);
  • Histórico Acadêmico;
  • Comprovante de matrícula;
  • Contrato de estudos (disponível com a ARI)

Aluno do IFPE Campus Igarassu está estudando no IPB por meio do Programa de Mobilidade

No final de 2023, o estudante do IFPE Campus Igarassu, João Vitor da Silva Ramos, de 23 anos, foi aprovado para o intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal.

Ele está no 2º período do curso superior de Bacharelado em Administração e embarcou para Portugal em fevereiro de 2024.  João Vitor vai estudar “Relações Lusófonas e Língua Portuguesa” durante cinco meses, com possibilidade de prorrogação do prazo por mais um semestre.

>VEJA MAIS SOBRE A EXPERIÊNCIA DE JOÃO VITOR RAMOS: