Estudante do IFPE Igarassu é aprovado para intercâmbio em Portugal

João Vitor da Silva Ramos, de 23 anos, está no 2º período do curso superior de Administração

O estudante do IFPE Campus Igarassu, João Vitor da Silva Ramos, de 23 anos, foi aprovado para um intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal.

Ele está no 2º período do curso superior de Bacharelado em Administração e já começou a se preparar para embarcar para Portugal em fevereiro de 2024. Durante cinco meses, João Vitor vai estudar “Relações Lusófonas e Língua Portuguesa”.

O intercâmbio é fruto de um programa estabelecido entre o IFPE e o Instituto Politécnico de Bragança.

“Fazer parte do IFPE foi um fator determinante para que isso fosse possível. Poder usufruir de um ensino público de qualidade, ter políticas públicas de ensino e de relações internacionais efetivas é um privilégio que devemos defender com veemência”, ressaltou João Vitor.

O começo de um sonho

João Vitor conta que ficou sabendo da existência desse Edital quando assistiu a um vídeo no YouTube, feito por um professor do IFPE Campus Cabo de Santo Agostinho. “Dai, em diante, corri atrás de tudo que foi necessário para minha candidatura à vaga, juntamente com a equipe de Relações Internacionais do Campus Igarassu”, declarou.

A seleção

A seleção ocorreu por meio de inscrição feita pelo Campus Igarassu, por se tratar de uma relação entre a instituição de origem e a de acolhimento. “Juntei toda documentação necessária e redigi uma carta de apresentação mostrando o quanto essa experiência seria positiva para a minha vida acadêmica e pessoal”, relatou.

Expectativas

Durante o intercâmbio, o estudante espera poder vivenciar grandes experiências, além de estimular o crescimento acadêmico e pessoal. “Com toda a certeza, essa experiência será um grande marco na minha vida acadêmica, de trabalho e pessoal. Irá influenciar muito nas minhas relações posteriores ao intercâmbio”, afirmou João.

A coordenadora do curso de Administração do IFPE Igarassu, professora Michelle Cedraz, comentou a conquista do aluno do campus. Segundo ela, são essas ações afirmativas que proporcionam a experiência de vivenciar outras realidades e culturas, o que possibilitará a formação de uma inteligência emocional diferenciada face às novas exigências de habilidades e competências dos profissionais, principalmente da áreas de gestão.

“Enquanto coordenadora, ao receber a notícia da aprovação de nosso aluno João Victor, fiquei extremamente feliz. Na perspectiva institucional, isso nos proporcionará maiores conexões e parcerias enquanto instituição de ensino que tem como missão promover formação integral do ser humano e o desenvolvimento sustentável da sociedade e, para isso, precisamos conhecer as diferentes realidades e culturas existentes”, declarou Michelle Cedraz.