IFPE Palmares apresenta modelo de sistema de monitoramento do Rio Una

Projeto foi realizado com apoio do Programa de Extensão Tecnológica (PET) da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe)

Nesta terça-feira (07), o IFPE Palmares sediou o evento final do projeto orientado pelo professor Diogo Lopes da Silva, diretor do campus, dentro do Programa de Extensão Tecnológica (PET) da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). Juntamente com o grupo de estudantes que integrou o projeto, Diogo Lopes apresentou os resultados ao engenheiro civil Thiago Patrício, que é fundador da Mega Engenharia, empresa parceira do projeto em Palmares.

>> Leia mais sobre a parceria com o PET-Facepe aqui

O projeto envolveu alunos dos cursos do IFPE Palmares (tanto graduação, como técnicos subsequentes), da UFPE e da UFRPE. A partir de novembro de 2022, a equipe desenvolveu o modelo de um sistema de monitoramento do Rio Una, diante do fato de que as enchentes são uma das maiores preocupações da população e das autoridades da região. “Os resultados foram muito positivos e alcançamos um índice de acertos nas previsões de mais de 90%”, conta Diogo. “A partir desses resultados, podemos realizar alertas com um maior grau de antecedência”, explica.

“Fiquei encantado com os resultados obtidos e com as possibilidades que o sistema oferece”, conta Thiago Patrício. “Os acertos gerados são parelhos com os registros históricos, e o projeto conseguiu estabelecer um padrão em relação aos índices pluviométricos e seus impactos nas previsões, possibilitando planos de contingência futuros mais assertivos e minimizando danos”, acrescenta.

O próximo passo será apresentar o sistema às autoridades da região, como a Prefeitura, a Defesa Civil e o Comitê do Rio Una, a fim de buscar investimentos que possibilitem transformar o modelo num sistema mais amplo e efetivo.