Estudantes do Campus Cabo fundam a 1ª Empresa Júnior do IFPE

Conheça a Wise Consultoria Júnior

O dia 18 de agosto de 2020 representa um marco na história do Instituto Federal de Pernambuco. Nessa data, o Conselho Superior do IFPE aprovou, através da Resolução nº 38/2020 – ad referendum, a criação da 1ª empresa júnior da Instituição, a Wise Consultoria Júnior, no Campus Cabo de Santo Agostinho.

As discussões acerca do tema no campus começaram em 2019. Na oportunidade, ocorreu um evento de divulgação do Movimento Empresa Jr., com membros da Federação das Empresas Juniores do Estado de Pernambuco (FEJEPE) e da Pró-Reitoria de Extensão do IFPE para os estudantes dos cursos superiores do Campus Cabo de Santo Agostinho. A partir daí, foram realizadas reuniões com os interessados, das quais surgiram os membros fundadores, o nome da empresa júnior, as atividades de captação de recursos financeiros, o Estatuto Social, e também as assembleias de fundação, eleição e posse, e de aprovação do Estatuto.

Para a presidente da empresa, Ananda Nunes, estudante do curso superior de Tecnologia em Hotelaria, após meses de trabalho da equipe, a notícia veio com “um sentimento de felicidade muito grande, mas também de muita responsabilidade”. Ananda ainda destaca: “Nós queremos crescer como pessoas e profissionais, queremos impactar positivamente nossa comunidade e atender às necessidades dos nossos clientes, nos tornando jovens empreendedores que farão a diferença no nosso país.”

A Wise Consultoria Jr. tem suas atividades ligadas à extensão e consideradas atividades complementares, contando com as professoras Adriana Bastos e Rita Rovai como orientadoras titular e de apoio, respectivamente. Com a aprovação da Direção-Geral do Campus Cabo e do Conselho Superior do IFPE, realizará atividades vinculadas aos cursos superiores da unidade: Bacharelado em Administração, Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária, Tecnologia em Hotelaria e Tecnologia em Gastronomia.

Segundo o prof. Daniel Assunção, Diretor-Geral do Campus Cabo de Santo Agostinho, a empresa “propiciará a integração e a interdisciplinaridade dos cursos superiores atualmente ofertados pelo campus, possibilitando vivências efetivas dos estudantes com o mundo do trabalho, em consonância com o arranjo produtivo da região.” Daniel aponta ainda que “no contexto institucional, a Wise ampliará a capacidade de atuação do IFPE, fortalecendo a dimensão da extensão, por meio da cultura do empreendedorismo e das relações institucionais, ampliando parcerias para outros projetos de relevância para a Instituição e sua comunidade acadêmica.”

Sobre os planos futuros, a presidente da empresa comenta que a equipe está trabalhando em 3 atividades centrais, ainda para este ano: ter o CNPJ, para assim poder realizar os primeiros serviços; realizar um processo seletivo; e se federar junto à FEJEPE.

Atualmente, a Wise Consultoria Jr. é composta por 11 estudantes:

Ananda Nunes (Hotelaria) – Diretora Presidente

Glaucia Gomes (Hotelaria) – Diretora de Gestão de Pessoas

Esther Lucena (Administração) – Consultora de Gestão de Pessoas

Jéssica Lima (Administração) – Consultora de Gestão de Pessoas

Mariana Santos (Administração) – Diretora de Marketing

Paula Araújo (Administração) – Consultora de Marketing

Vitória Ferreira (Administração) – Consultora de Marketing

Juan Borges (Administração) – Consultor de Marketing

Iasmyn Araújo (Hotelaria) – Diretora Financeira

Renata Ximenes (Administração) – Consultora do Financeiro

Murilo Mendonça (Administração) – Diretor de Projetos

Elionai Gomes (Administração) – Consultora de Projetos

Confira a Resolução nº 38/2020 do Conselho Superior do IFPE (Consup), bem como a proposta de abertura da Wise Consultoria Júnior.