Notícias
Implantação da usina solar do IFPE Vitória começa ainda este ano
Ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira (17)
A usina solar fotovoltaica do IFPE Campus Vitória de Santo Antão começará a ser implantada na próxima semana. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada na manhã desta quarta-feira (17), no campus.
De acordo com o documento assinado hoje, a implantação da usina será iniciada no dia 26 de dezembro. O prazo para a execução da obra é de 90 dias. Ou seja, a conclusão está prevista para o dia 26 de março.
Participaram da assinatura o diretor-geral do campus, professor Lucas Dantas; os servidores do Departamento de Obras e Projetos do IFPE, Bruno Lins e Andréa Melo; Leonardo Barros, representante da empresa contratada; o diretor de Administração e Planejamento (DAP) do campus, Juan Nunes; o presidente do Grêmio Estudantil, Marcelo Paz; e André Carvalho, representante do deputado federal Túlio Gadelha, responsável pela destinação do recurso ao campus por meio do Edital de Emendas Participativas 2025.
Sobre o investimento
O projeto da usina solar é financiado por meio de emenda parlamentar participativa do deputado federal Túlio Gadêlha, no valor de R$ 999.998,46. A empresa vencedora do Pregão Eletrônico nº 90004/2025, realizado por meio do sistema ComprasGov, foi a UNIENERGY Instalação e Manutenção Elétrica Ltda (CNPJ nº 17.594.075/0001-40), com proposta no valor total de R$ 693.700,33.
Benefícios
Com a implantação da usina, o IFPE Vitória espera reduzir significativamente os custos com energia elétrica e fortalecer o compromisso institucional com o uso responsável dos recursos públicos e a preservação ambiental.