Começa a SNCT do Campus Vitória de Santo Antão

Evento acontece até a próxima quinta-feira, com palestras, minicursos e oficinas

Começou, nesta terça-feira (29), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Campus Vitória de Santo Antão. A cerimônia de abertura foi realizada pela manhã, no auditório do prédio central e a mesa-redonda que abriu a programação tratou do tema “Agro é Tec, é Pop e é Tudo?” Em paralelo à SNCT acontece o Workshop Agro+, organizado pela turma do VI período AC, como conteúdo da disciplina de Empreendedorismo.

A cerimônia de abertura contou com a apresentação musical do professor Kelsen Gomes. Em seguida, os participantes foram saudados pelos docentes que compuseram a mesa solene: o presidente da Comissão Organizadora da SNCT, Wellington Gomes; o coordenador de Pesquisa, Inovação e Extensão do Campus, Renato Lemos – representando o diretor-geral – e o coordenador de Ensino Alexandre Duarte, representando o Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE).

Professor da disciplina de Empreendedorismo, Alexandre Duarte destacou o protagonismo dos alunos e das alunas no planejamento, na organização e na execução das atividades do I Workshop Agro+. A participação dos(as) estudantes também foi destacada pelo professor Renato Lemos, que também destacou o trabalho de professores, técnicos-administrativos e da Comissão Organizadora.

Para o presidente da comissão, a Semana é resultado da união de todo o campus e, principalmente, dos estudantes. “O mundo mudou, a economia mudou, e hoje ela precisa ser pensada com atenção à preservação do meio ambiente. E nós teremos uma programação muito rica, em que todos esses aspectos serão debatidos, em um evento de nível nacional. Esta Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi criada por vocês e para vocês, estudantes”, destacou o professor Wellington.

Após a abertura, foi realizada a mesa-redonda “Agro é Tec, Agro é Pop, Agro é Tudo?”, com os professores Vinícius Santos e Renato Lemos, e mediada pelas estudantes Brisa Alice Soares e Thais Melissa Barreto.

A programação continua às 13 horas com a palestra “Perspectivas da agricultura no Brasil”, com o engenheiro de pesca Tiago Arouxa Veiga, seguida pela palestra “Manejo nutricional em equinos e seus erros”, com Antônio Eurico Vieira Travassos e Fernanda Mafra Caju. À noite, a partir das 20h, com a mesa-redonda “Oportunidade na pesquisa, pós-graduação e inovação por uma agenda sustentável: a Bioeconomia em foco”, com as participações dos professores Flávio Albuquerque e Frederico Duarte e mediada pela professora Magadã Marinho.

Ainda nesta terça começam as oficinas e minicursos, mas a maior parte da programação dessas atividades está concentrada na quarta-feira (30), a partir das 7h30. Pela manhã serão 14, e até a quinta-feira serão mais de 30. Todas as oficinas e minicursos já foram preenchidas, e as inscrições pelo site foram encerradas, de acordo com a comissão. A participação nas palestras é livre, sem a necessidade de inscrições, a depender da lotação dos auditórios.

>> Confira a programação completa da SNCT.