Notícias
Roda de conversa, feira e serviços de Saúde encerram Mês da Mulher
Atividades foram realizadas na manhã desta quarta (30)
O encerramento do Mês da Mulher no Campus Vitória de Santo Antão ofereceu roda de conversa, feira agroecológica e diversos serviços de Saúde, nesta quinta-feira (30). A programação do evento foi voltada para toda comunidade do campus.
No auditório do prédio central aconteceu a roda de conversa “Mulher e Inclusão”, com Adriana Uchôa, professora de Libras e mulher surda. Ela contou um pouco da história dela e da vida profissional, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas surdas e sobre a necessidade de ações que garantam a inclusão e o acesso a direitos.
A professora Aline Sales, do NEABI e do NEGED, falou sobre a importância da coletividade. “Cada pauta também é nosso assunto, todo assunto é assunto de todos. Nem todos têm o lugar de fala, mas para além do lugar de fala, nós temos o lugar de ação. Quanto mais cedo a gente perceber isso, melhor a gente vai viver em sociedade, sem individualismo e com atenção à coletividade”, destacou a professora.
Serviços de Saúde
A auriculoterapia é a ventosaterapia foram ofertados na sala do setor de Promoção da Saúde. Quem precisava atualizar a carteira de vacinação pôde tomar as doses dos imunizantes gratuitamente no campus. Foram oferecidas as vacinas contra Tétano, Febre Amarela, Hepatite B e HPV.
Também foram realizadas aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientações sobre a saúde bucal, em um dos corredores do prédio central. Já no prédio das graduações foram feitos testes rápidos de HIV e Sífilis.
Os serviços de Saúde foram oferecidos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Feira Agroecológica
Na entrada principal do prédio das graduações aconteceu a feira agroecológica do Espaço Agroecológico Territórios Livres. Nesta feira são comercializados vários produtos saudáveis, produzidos por mulheres agricultoras familiares e assentadas de reforma agrária que produzem seguindo os princípios da Agroecologia nos municípios de Lagoa de Itaenga e Tracunhaém, na Mata Norte de Pernambuco.
Como foi o Mês da Mulher
Ao longo do mês de março, o Campus Vitória vivenciou diversas atividades voltadas para as mulheres. Desde o dia 8 de março foram realizados: roda de conversa sobre combate ao feminicídio e à violência doméstica contra a mulher, bate-papo sobre combate ao câncer de colo do útero e bate-papo sobre Endometriose, além das atividades desta quinta-feira.
O Mês da Mulher foi organizado pela Equipe Multiprofissional/CGAE, pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), pelo Núcleo de Estudos de Gênero, Educação de Diversidade (NEGED) e pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência (NAPNE) do Campus Vitória de Santo Antão.