NOTA OFICIAL

Nos últimos dias, têm sido veiculadas em redes sociais e aplicativos de mensagens, informações sobre questões de segurança no Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A Direção-Geral informa que ao tomar conhecimento de mensagens com ameaças e incitação à violência escritas em banheiros do campus e compartilhadas pela internet, foi iniciada a apuração dos fatos para a identificação dos responsáveis, e foram tomadas medidas preventivas:

1. No dia 21 de abril, os representantes do Campus Vitória compareceram ao 21º Batalhão da Polícia Militar, em Vitória de Santo Antão, com objetivo de solicitar a intensificação do patrulhamento ostensivo, no que foram prontamente atendidos. No mesmo dia, também foi registrado Boletim de Ocorrência na Delegacia de Vitória de Santo Antão.

2. E, na última segunda-feira (22), os representantes do Campus compareceram à Superintendência da Polícia Federal e na Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, no Recife.

3. Desde a última terça-feira (23), a gestão do Campus tem comparecido a todas as turmas dos cursos técnicos e superiores para informar e orientar os estudantes sobre a situação, bem como para explicar as medidas que foram e que serão tomadas.

4. Nesta quinta-feira (25), foi realizada uma reunião com os servidores técnico-administrativos, e no próximo dia 29 haverá uma reunião com todos(as) os(as) docentes.

5. Está sendo instituída uma Comissão de Apuração com servidores do Campus, que atuará internamente para a identificação de responsáveis.

6. Nos dias 8, 9 e 10 de maio serão realizadas reuniões com pais/mães/responsáveis legais dos estudantes, conforme o cronograma abaixo.

• Dia 8.05, às 8h30, 1º e 2º períodos;

• Dia 9.05, às 8h30, 3º e 4º períodos;

• Dia 10.05, às 8h30, 5º e 6º períodos.

O Campus Vitória esclarece que tem tomados todas as medidas, nos âmbitos interno e externo, a fim de garantir a segurança e a tranquilidade de toda comunidade acadêmica. E que, embora não tenha identificado risco iminente à integridade de estudantes, servidores e visitantes, tem atuado diariamente e colaborado com as autoridades competentes para a apuração dos fatos.