IFPE Vitória oferece curso para socioeducandos

Curso de Produção de Massas Alimentícias é resultado de parceria com a Funase

Dez adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Vitória de Santo Antão participam, nas próximas semanas, de um curso de Produção de Massas Alimentícias no IFPE Campus Vitória. A atividade, que terá carga horária de 20 horas e será ministrada no campus, é resultado de parceria entre a Instituição e a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Pernambuco.

A aula inaugural foi realizada na tarde última quinta-feira (26), no prédio de Pesquisa e Extensão do Campus Vitória. Na ocasião, foram apresentados aos jovens os profissionais que atuarão na formação e foram dadas as primeiras orientações sobre as atividades teóricas e práticas. As aulas serão realizadas semanalmente, na panificadora do Campus.

O diretor-geral do Campus, professor Mauro França, ressaltou que a instituição busca formar cidadãos, e com estes jovens não será diferente. Ele ressaltou que a parceria com a Funase fortalece, ainda mais, o papel social dos institutos federais.

O Coordenador do Eixo de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando Albuquerque, destacou a importância do curso e da vivência para os adolescentes: “O curso é importante para o ingresso deles no mercado de trabalho, mas o ambiente, os aprendizados, alunos, professores, tudo isso é essencial para a reinserção social e produtiva dos meninos”.

Participaram também da aula inaugural o coordenador de Extensão e Pesquisa, professor Renato Lemos, as professoras Alanne Salviano e Regiane Ribeiro, as estagiárias que também atuarão no curso, além da pedagoga do Case de Vitória de Santo Antão, Miriam Evaristo.

HISTÓRICO – Nos últimos anos, o Campus Vitória de Santo Antão, em parceria com a Funase, tem oferecido cursos de extensão a socioeducandos. Já foram ofertados cursos de xadrez, nas dependências do Case, e de zootecnia, com aulas práticas e teóricas realizadas no próprio campus.