Interação marca último o dia do ENEXT no Campus Vitória

Eventos reuniram estudantes de todos os campi em três dias de programação intensa

Durante três dias, mais de mil estudantes credenciados, de todos os campi do IFPE, estiveram no Campus Vitória de Santo Antão para as diversas atividades do VI Encontro de Extensão (ENEXT), da Mostra Integrada de Cultura e Artes (MICA) e do Workshop de Emprego, Estágio e Egressos. As programações dos eventos foram encerradas nesta quinta-feira (6) e tiveram como marca a interação entre estudantes, extensionistas, agricultores, instituições e movimentos sociais.

Durante toda a manhã, bolsistas dos projetos de extensão desenvolvidos através do Programa Institucional para Concessão de Bolsas de Extensão (Pibex) ao lingo de 2018 apresentaram os resultados finais dos trabalhos em apresentações orais. Na sala 9 do Bloco das Graduações, discentes de vários campi participaram de entrevistas simuladas para oportunidades de emprego, conduzidas por psicólogas da Instituição, fechando a programação do workshop.

Na Praça das Artes (Pátio da Cantina) aconteceram várias apresentações culturais. Os corredores do prédio central do Campus ficaram tomados de estudantes, servidores e visitantes, que conheceram os projetos de extensão do Coletivo Gravos e do Fotografia Lambe-Lambe, desenvolvidos no Campus Olinda. “Onde nós chegamos é sempre muito interativo, e acontece de maneira bem espontânea. Isso é fantástico”, destacou a professor a Luciene Pontes, coordenadora do Gravos.

A interação também marcou a programação do Workshop de Emprego, Estágio e Egressos – que promoveu encontros entre discentes, egressos e outras instituições – e a Feira de Saberes e Sabores, que aproximou participantes, movimentos sociais, editoras e agricultores de alimentos orgânicos. “É essa interação que a Extensão promove: da escola com as comunidades, com as ONGs e as mais diversas instituições. É dessa forma que estamos trabalhando, em rede, e consolidando o trabalho de Extensão do IFPE”, ressaltou a pró-reitora de Extensão do IFPE, professora Ana Patrícia Falcão.

A pró-reitora também classificou os eventos como de extrema importância acadêmica, científica e cultural, por corresponderem à culminância de todos os projetos desenvolvidos ao longo do ano. “Foram dias de intenso movimento em que discutimos temáticas importantes, também o momento de prestação de conta de todos os projetos que vêm realizando trabalhos significativos no chão das comunidades”, avaliou Ana Patrícia, que completou: “Nós fazemos Ciência e olhamos para as necessidades das comunidades, e com a alegria e a leveza que a cultura e a arte trazem”.