Projetos abrem inscrições para bolsistas do AgroResidência

Estudantes podem se inscrever até esta quarta-feira (1º) através de formulário eletrônico

Estão abertas as inscrições para bolsistas de dois projetos do Campus Vitória de Santo Antão do Programa Residência Profissional Agrícola, fomentado pelo Ministério de Agricultura e do Abastecimento (MAPA). As inscrições começaram na segunda-feira (27) e podem ser feitas até a próxima quarta-feira (1º) através do preenchimento do formulário eletrônico, no link: https://forms.gle/8bmFcT1DdDz1EYce8 .

Ao todo estão sendo ofertadas 18 vagas, distribuídas nos projetos: “Tecnologias sustentáveis e promoção da segurança alimentar no semiárido de Pernambuco por meio da Piscicultura e Aquaponia” (coordenado pelo professor José Carlos da Costa) e “Programa de Residência Profissional Agrícola – Capacitação Técnica para Fortalecimento da Aquicultura no Nordeste do Brasil” (coordenado pelo professor Reginaldo Florêncio da Silva Júnior), ambos projetos com cadastros ativos na Pró-reitoria de Pesquisa, PósGraduação e Inovação (PROPESQ) do IFPE.

O quadro com a distribuição das vagas pode ser consultado no item 6 do edital (nº 14/2023).

Podem participar do processo seletivo estudantes de cursos superiores e de cursos técnicos Integrados e Subsequentes do IFPE-Campus Vitória de Santo Antão.

Como se inscrever?
As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. O(A) candidato(a) deverá acessar o formulário disponível em: https://forms.gle/8bmFcT1DdDz1EYce8, no período de 27 de fevereiro a 1º de março. Além do preenchimento das informações, será necessário anexar os seguintes documentos:

a) Cópia de documento de identificação com foto;
b) Cópia do CPF;
c) Comprovante de que o/a candidato/a está regularmente matriculado no IFPE – Campus Vitória de Santo Antão;
d) Histórico atualizado/final do curso com Coeficiente de Rendimento Acadêmico.
e) Currículo Lattes (link de acesso)

Qual o valor das bolsas?
O valor mensal da bolsa para estudantes de nível médio/técnico é de R$ 900,00, com carga horária semanal de 40 horas. Para alunos(as) de nível superior, é de R$ 1.200,00, com carga horária semanal de 40 horas. O pagamento será realizado em conta-corrente.

A vigência da bolsa será de 6 meses, com possibilidade de prorrogação de igual período condicionado à aprovação do orientador e coordenador do projeto.

O(A) candidato(a) que se inscrever para a vaga e não for contemplado(a) com bolsa será inserido(a) em um quadro de cadastro de reserva e poderá ser convocado enquanto o edital estiver em validade.

Como será a seleção?
Os inscritos e as inscritas no processo seletivo participarão de um curso básico de Aquicultura, com carga horária de 20h e ministrado pelos professores coordenadores dos projetos. Em seguida, os(as) participantes serão submetidos a uma prova. A nota final do candidato(a) será obtida através da média ponderada do somatório da nota da prova (peso 5), do coeficiente global do histórico escolar (média com a nota de todas as disciplinas cursadas, que terá peso 2,5) e do currículo (peso 2,5).

Serão considerados aprovados no processo seletivo, os/as candidatos/as que obtiverem média final igual ou superior a 6,0. O candidato aprovado e não classificado fará parte de uma lista de espera e poderá ser convocado em caso de surgimento vaga. Em caso de empate, terá preferência o candidato mais velho.

Recursos
Após a divulgação do resultado parcial, prevista para o dia 11 de março, o/a candidato/a que não concordar com a nota recebida poderá solicitar revisão. O prazo para o recurso será de um dia, considerando o dia da publicação do resultado parcial. O recurso deverá ser realizado por meio de envio de mensagem aos coordenadores dos projetos, para o endereço residenciaagricolaifpe@gmail.com.

Sobre o Programa AgroResidência
Promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do MAPA, o Programa de Residência Agrícola Profissional é destinado à qualificação de jovens estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias na área de Aquicultura, no ambiente real de trabalho, por meio de treinamento prático, orientado e supervisionado.

O programa visa aproximar e fortalecer a relação do universo acadêmico com a realidade da agricultura brasileira.

Onde encontrar mais informações?
Todas as informações sobre o processo seletivo estão no edital (nº14/2023), que você pode conferir no link abaixo.

>> Edital Nº14/2023
>> Formulário de Inscrição