Agroecologia, Gênero e Educação são tema de evento

O I SAGE acontece até esta quinta-feira (30), com palestras, minicursos e oficinas

É preciso discutir Gênero. Foi com essa certeza que estudantes, docentes, visitantes e convidados participaram da abertura do I Seminário de Agroecologia, Gênero e Educação, realizada na manhã da última quarta (29), no Campus Vitória de Santo Antão. O evento, que conta com mesa redonda, minicursos e oficinas, é parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Vitória de Santo Antão e segue até esta quinta-feira (30).

“Os tempos pedem que uma instituição como a nossa discuta os temas propostos pelo evento. Não se discute Agroecologia sem discutir Gênero, não se discute Trabalho sem discutir Gênero, não se discute Ciência sem discutir Gênero. A escola é sim o lugar dessas discussões”, destacou a reitora do IFPE, Anália Ribeiro, durante a abertura oficial. Também compuseram a mesa de abertura a pró-reitora de Extensão e coordenadora do evento, professora Ana Patrícia Falcão; a também coordenadora do seminário, professora Gizélia Ferreira; e o professor José Carlos, presidente da Comissão Organizadora da SNCT 2017.

Ainda pela manhã, os participantes também assistiram a um recital do LiterAtos, grupo do Campus Vitória, e à mesa redonda “Agroecologia, Gênero e Educação: Realidade e Possibilidades”, com o professor Avelino Neto (IFRN), a professora Letícia Jalil (UFRPE e presidente da Associação Brasileira de Agroecologia – ABA), professora Jéssica Menezes (IFPE – Campus Paulista). À tarde a programação contou com um minicurso do professor Avelino sobre o tema “Dos corpos (in)disciplinados ao cuidado de si: sentidos do gênero e da sexualidade na educação”.

Durante toda a manhã e parte da tarde também foi realizada uma feirinha de produtos orgânicos, no prédio central. A feira continua nesta quinta-feira.